Leituras de Novembro

“A vida deve ser uma constante educação.”

 

(Gustave Flaubert)

Ensino Fundamental I

O Tesouro Perdido do Gigante Gigantesco
Autor: Edson Gabriel Garcia
Editora FTD
O que um gigante estaria fazendo ali, na praça da cidade? Será que estava perdido? Será que era malvado? Será  que estava com fome de gente? Curiosos, repórteres e fotógrafos queriam vê-lo, falar com ele, conhecê-lo melhor. Descubra o mistério do Gigante visitando o estranho PAÍS NÃO-PARA-NADA-NO-LUGAR. É LÁ QUE ESTÁ O TESOURO!
A Economia de Maria
Autora: Telma Guimarães Castro Andrade
Editora do Brasil

Duas irmãs gêmeas agem de forma bem diferente quando o assunto é dinheiro. E de formas diferentes vão aprender que economizar é muito bom, menos quando se trata de carinho, amor e afeto.

Cartas de uma Girafa Chamada José
Autora: Iwasa, Megumi
Editora Martins Fontes
Um jacaré muito mau e egoísta mora numa lagoa e acha que ela é só dele.  Até que um dia a família Pato precisa de água e adivinhe onde vão buscar?  O que será que vai acontecer?
Pode Ser Depois?
Autora: Sônia Barros
Editora FTD
Jorge está cansado de usar sempre a mesma roupa. É hora de mudar.Ele pensa, toma uma atitude e logo se torna o gigante mais elegante da cidade. O gigante desfila contente pela cidade…até ele encontrar com alguns animais que precisam de ajuda.

Ensino Fundamental II

O Fantasma de Canterville
Autor: Oscar Wilde
Editora Berlendis&Vertecchia
Oscar Wilde é considerado um dos maiores dramaturgos de língua inglesa. Dono de um humor irônico e sagaz, escreveu também diversos livros de contos e romance. De suas obras dirigidas às crianças e aos jovens, certamente o mais divertido é o Fantasma de Canterville, que narra as desventuras de um velho fantasma inglês às voltas com seus novos inquilinos norte-americanos.
O Flautista Misterioso e os Ratos de Hamelin
Autor: Bráulio Tavares
Editora 34
As histórias viajam no tempo e no espaço em busca de leitores que, com sua imaginação, lhes deem vida nova. A lenda do flautista de Hamelin é uma dessas historias que, surgida em um povoado europeu na Idade Média, rodou o mundo, conquistou leitores em vários países e agora finca raízes em solo brasileiro. O poeta Bráulio Tavares reconta a lenda em forma de cordel e verso nordestino.
Piratas à Vista!
Autor: Samir Machado de Machado
Editora FTD
Rio de Janeiro, 1710. De um lado, três adolescentes espertos, um governador pateta e uma população aterrorizada. Do outro, um pirata francês e seus asseclas fortemente armados dispostos a tudo para roubar as riquezas brasileiras. Entre você também nessa luta!
Os Cavaleiros da Távola Redonda
Autor: Luiz Galdino
Editora Quinteto Editorial
Ais 15 anos Arthur tornou-se rei dos bretões com uma grandiosa missão a cumprir: expulsar os invasores da Inglaterra e construir uma nação em torno de ideais de bravura e de justiça. Arthur reuniu os melhores cavaleiros do reino, cada um deles um herói, símbolo de nobreza de espírito. E a lenda se fez assim, com magos e feiticeiras, terras fantásticas e espadas mágicas,, amor e traição. Talvez a história tenha sido real, ninguém sabe.

Ensino Médio

A Matemática das Coisas
Autor: Nuno Crato
Editora Gradiva
Trata-se de um livro de histórias matemáticas. São histórias de vilões que procuram roubar segredos, de heróis que codificam as suas mensagens e de matemáticos que passam séculos à procura da melhor forma de empilhar laranjas. São também historias de confusões nas auto estradas por se ignorarem regras da geometria cartesiana, de trapalhadas nos trocos por se desconhecerem paradoxos antigos e de erros nos calendários por se fazerem más aproximações numéricas. São, finalmente, historias sobre a beleza e o poder da matemática. É a matemática em ação, contada de forma que todos a entendem, de maneira que os jovens se entusiasmam e que os professores se inspiram.
Os Bruzundangas
Autor: Lima Barreto
Editora Ática
Um país imaginário, mas que nos parece bastante familiar: essa é a realidade mostrada por Lima Barreto ao falar da Bruzundanga. As crônicas, recheadas de ironia, revelam como os interesses privados governam a vida dos cidadãos dessa república, numa paródia contundente da sociedade brasileira no inicio do século XX. O autor faz uma crítica feroz aos nossos preconceitos, à política conservadora e aos valores literários da época.
1968 Eles só queriam Mudar o Mundo
Autora: Regina Zappa & Ernesto Soto
Editora Zahar
Em 1968 a rebeldia e a utopia foram para as ruas e explodiram em diversos pontos do planeta contra todo tipo de autoritarismo e opressão. Com o globo dividido ideologicamente pela Guerra Fria e as famílias vivendo um embate de gerações nunca visto, esse ano entrou para a historia como um tempo em que a liberdade foi sonhada coletivamente. Escrito pelos jornalistas Regina Zappa e Ernesto Soto em linguagem emocionada, com suspense e opinião, é organizado mês a mês, como um verdadeiro almanaque ilustrado da geração que disse não ao conformismo. O livro conta ainda com entrevistas, letras de
músicas, historias saborosas e listas de filmes e canções.