Futsal

Esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada equipe tem 5 (cinco) jogadores. A principal característica do Futsal é o dinamismo e a maior velocidade em comparação ao futebol de campo. Atualmente, o Futsal é um dos três esportes mais praticados no Brasil.

Iniciação esportiva ao Futsal

A iniciação esportiva é o primeiro contato da criança com o esporte de interesse. Suas regras, movimentações e fundamentos vão sendo, aos poucos, apresentados de forma simples e em um nível de exigência compatível com a categoria do trabalho.
Certos conhecimentos devem ser observados, a saber:

Para que a criança inicie em uma modalidade esportiva, é necessário que tenha uma iniciação desportiva, que será um pré-requisito para que aprenda um esporte, devendo servir de suporte para a iniciação ao futsal. (COSTA, 2007).

Deve ser uma continuidade do trabalho de desenvolvimento motor, quando são aplicados diversos movimentos e experiências que proporcionam o aumento do acervo motor da criança. Gradativamente, através da combinação de exercícios com bola e pequenos jogos, que se tornarão cada vez mais complexos, tanto em regras como em movimentos, o futsal irá se incorporando ao acervo motor da criança. (MUTTI, 2003, p.21).

Dessa forma, considerando a iniciação esportiva como antônima de especialização precoce, podemos entendê-la como um processo que vai além do fato de a criança chegar a uma pequena escola de esportes e aí permanecer até a prática esportiva competitiva, pois, acreditamos que ela está relacionada à execução de diversas modalidades desportivas, com aulas dinâmicas, nas quais não se deve exigir a perfeição dos gestos técnicos e dos aspectos táticos, muito menos estimular a competição exacerbada.

Por fim, deve-se saber que esse processo implica um determinado aprendizado e posterior treinamento progressivo, direcionando a  melhorar e, depois, a aperfeiçoar os diferentes aspectos orgânicos, funcionais, técnicos, táticos necessários ao ótimo rendimento futuro, no esporte escolhido.

Professora Liliam

Botão Play