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O Colégio

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Histórico

O Colégio Imperatriz Leopoldina (CIL) foi fundado por imigrantes alemães em 1923, no bairro de Santana, para atender às crianças alemãs e a seus descendentes, moradoras da Zona Norte. Teve início em janeiro de 1923 com o nome de Hindenburg Schule (Escola de Hindenburgo), funcionava com três salas de aula e 60 alunos, à rua Voluntários da Pátria, e sendo mantida pela Sociedade Alemã de Santana e Arredores. No entanto, o espaço tornou-se insuficiente e, logo, passou para o endereço atual, onde recebeu outros nomes: Externato Pedro Doll, em função do nome da rua, que homenageia um imigrante alemão; Ginásio Imperatriz Leopoldina (GIL), em homenagem à Imperatriz Leopoldina, de origem austríaca. E, por fim, em 1971, passou a se chamar Colégio Imperatriz Leopoldina (CIL).

Em 1936, foram ampliadas as instalações, com a contribuição voluntária da comunidade alemã, em forma de mutirões de trabalho e de doações.
Em 1954, constituiu-se a 1ª diretoria denominada Associação Cultural e Beneficente de Santana, de acordo com as leis brasileiras.

Já no ano de 1960, foi eleito presidente da Associação, o Sr. Otto Baumgart, que condicionou o seu cargo à atuação efetiva do vice-presidente, Sr. João Ricardo Beck, que, em 1965 tornou-se presidente da mantenedora do colégio até o seu falecimento em 15 de dezembro de 2007. O atual Presidente da Mantenedora é o Sr. Dr. Flávio G. Holzchuh que passou a presidir a mantenedora.

Em 1960, tínhamos 90 alunos e, hoje, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cerca de 1200 educandos, sendo uma associação democrática e aberta a todos os discentes. Destes alunos, uma minoria é descendente de alemães, o que demonstra que muitos pais se preocupam com o aprendizado de seus filhos em mais de uma língua estrangeira, mesmo esta não sendo de sua origem.

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Atualmente, o colégio ministra três línguas estrangeiras, a saber, alemão, inglês e espanhol, além das matérias referentes a cada curso, por meio da utilização de várias ferramentas de trabalho. A informática, por sua vez, está presente em todos os componentes curriculares através da interdisciplinaridade. Nesse sentido, o Colégio Imperatriz Leopoldina, buscando manter um elevado padrão de qualidade de ensino em todos os cursos oferecidos pela escola, desenvolve princípios de solidariedade humana, valoriza o profissional de educação, oferece conhecimento científico através de conteúdos necessários para o desenvolvimento do educando, ampliando e recriando suas experiências, articulando o saber organizado da teoria com a prática, tornando-o, assim, capaz para resolver problemas cotidianos e profissionais. Além disso, a instituição oferece conhecimento artísticos, culturais e filosóficos, criando vínculos entre o saber, o trabalho e as práticas sociais, formando o educando para o exercício consciente da cidadania.

Tendo em vista a infraestrutura do colégio, os ótimos resultados de seus alunos no vestibulares e o êxito de ex-alunos em grandes universidades, o CIL sente-se orgulhoso em poder oferecer um bom preparo aos seus educandos, visando sua formação e o sucesso em cursos posteriores, devido à grande bagagem de conhecimentos gerais.

Até 1964, o colégio possuía cerca de 800 m² e, atualmente, conta com 15000 m², onde estão construídos o prédio da Educação Infantil – voltado, especialmente, para crianças – prédios com várias salas de aula, administração, laboratórios modernos de Física, Química, Biologia, Geografia, Artes, Línguas, Informática, salas de vídeo e leitura, laboratório de estudo, biblioteca, sala de música, estúdio de música, anfiteatro, ginásio de esportes coberto com arquibancada para 1000 pessoas, praça de alimentação, salão de eventos, estacionamento e quadra de esportes coberta, além de um lindo bosque.

O Colégio Imperatriz Leopoldina, com orgulho do seu passado, predispõe-se, no presente, através do crescimento e da modernização, a formar verdadeiros cidadãos brasileiros.

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Proposta Pedagógica

  • Considera o aluno como centro do processo educacional.
  • Organiza as ações pedagógicas de forma a desenvolver saberes, valores e atitudes, os quais são essenciais em uma sociedade em constantes transformações.
  • Promove experiências de aprendizagem que possibilitam a transferência dos conhecimentos escolares aos demais espaços de vivências.
  • Assume visão humanizada na formação de pessoas reflexivas, críticas e autônomas.
  • Investe na capacitação de seus alunos para continuidade dos estudos e adaptação aos novos contextos do mundo profissional.

Nossa Visão

 

Ser uma Instituição acolhedora, referência na formação integral dos educandos, com o diferencial da cultura alemã.

Nossa Missão

 

Oferecer uma formação cultural e intelectual de qualidade, disponibilizando recursos humanos e tecnológicos, a qual propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências acadêmicas, pessoais e profissionais.

Nossos Princípios e Valores

 

O Colégio Imperatriz Leopoldina estabelece princípios e valores como norteadores de suas ações pedagógicas.

Inovação

 

Valorização de princípios virtuosos nas relações interpessoais.

Acolhimento

 

Receber as pessoas, considerando suas histórias, expectativas, visão de mundo.

Valorização das culturas brasileira e alemã

 

Formação de indivíduos comprometidos com a promoção da vida, do bem-estar social e da sustentabilidade econômica.

Ética

 

Valorização de princípios virtuosos nas relações interpessoais.

Qualidade

 

Excelência no processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Valorização Humana

 

Receber as pessoas, considerando suas histórias, expectativas, visão de mundo.

Responsabilidade Social

 

Formação de indivíduos comprometidos com a promoção da vida, do bem-estar social e da sustentabilidade econômica.

Unsere Vision

 

Eine aufnahmebereite Schule, Referenz in der vollständigen Schulausbildung mit dem Alleinstellungsmerkmal der deutschen Kultur zu sein.

Unsere Mission

 

Eine qualitätsvolle kulturelle und geistige Bildung mittels menschlicher und technologischer Mittel anzubieten, die die Entfaltung der akademischen, persönlichen und beruflichen Fähigkeiten bzw. Kompetenzen der Schüler fördert.

Unsere Prinzipien und Werte

 

Das Colégio Imperatriz Leopoldina bestimmt Prinzipien und Werte, die ihre pädagogischen Massnahmen orientieren.

Innovation:

 

Neue Ideen und Möglichkeiten zu erforschen, ohne die erfolgreichen vergangenen Erfahrungen zu übersehen.

Aufnahme:

 

Die Menschen mit ihren Vorgeschichten, Erwartungen, Bedürfnissen, Weltanschauungen und Werten aufzunehmen.

Aufwertung der brasilianischen und deutschen kulturen:

 

Das Verständnis der kulturellen Unterschiede als Grundlage des menschlichen Zusammenlebens zu fördern .

Ethik:

 

Aufwertung tugendhafter Prinzipien in den zwischenmenschlichen Beziehungen.

Qualität:

 

Excellenz im Lehr-und Lernprozess, Förderung der Aneignung von begrifflichen, verfahrens-und verhaltensmäβigen Inhalten.

Menschliche Aufwertung:

 

Vollständige Entfaltung des Lernenden und ständige Weiterbildung der Lehrerschaft und Verwaltungsmitarbeiter.

Soziale Verantwortung:

 

Bildung von Menschen, die sich mit Leben, Gemeinwohl und wirtschaftlicher Nachhaltung verpflichtet fühlen.

Responsabilidade Social

 

O projeto CIL Social é um conjunto de ações de cunho social, que envolve toda a comunidade escolar e seus familiares, buscando atender algumas necessidades que são inerentes à nossa sociedade, oferecendo aos nossos alunos a oportunidade de contribuírem para a construção de um mundo melhor.


Essas ações favorecem a formação de cidadãos efetivamente capazes de intervirem na edificação de uma sociedade mais justa, possibilitando que saiam de suas zonas de conforto, a fim de beneficiarem o “outro”, fazendo despertar, dentro de cada um, a solidariedade e o verdadeiro exercício da cidadania.


Atitudes como estas já fizeram a diferença na vida de muitas pessoas, trazendo momentos de alegria e amor, seja em ações de Páscoa, quando mais de 11 instituições foram presentadas com chocolates doados pela comunidade escolar, sejam engajados em Campanhas do Agasalho.



Outro envolvimento significativo é com a Campanha “Não é mito”, organizada pelo Instituto Entre Rodas, fazendo a coleta de lacres de alumínio que serão trocados por cadeiras de rodas feitas, sob medida, para crianças de 5 a 14 anos cadastradas no Instituto.


Podem ser citadas, também, arrecadações de alimentos não perecíveis, em festas e apresentações teatrais, destinadas ao Lar de Idosos da OASE, e de brinquedos, em outubro, para crianças carentes.


Com essas ações, podem ser observadas melhoria na convivência dos alunos com as diferenças e uma maior preocupação com o próximo, de forma espontânea e cheia de boas intenções.


Conheça algumas de nossas ações:

 

Veja todos Cinza 001
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