Leituras de Março

“UM PAÍS NÃO MUDA PELA SUA ECONOMIA, SUA POLÍTICA  E NEM MESMO SUA CIÊNCIA ; MUDA SIM PELA SUA CULTURA”.
                                                                                                                                            (Herbert de Souza)

Ensino Fundamental I

Viagem Fantástica ao Brasil de 1800
 Autor: Ely Rubens Barbosa
 Editora Paulus
Vamos entender o que se passou no Brasil na época de 1568 até 1888. O livro apresenta toda situação desses anos através dos olhos e das obras de Debret e Rugendas de forma bem  didática.  Vocês vão adorar essa história!
Uma Aventura no Mundo de Tarsila
Autores: Mércia M. Leitão & Neide Duarte
Editora do Brasil
Rafa nos convida para uma instigante aventura. Com seu olhar atento e sensível, nos desvela o interessante universo da imaginação por meio das obras de Tarsila: um mundo mágico, onde personagens e paisagens vão se apresentando também através de lentes de aumento ou lupas. O convite vai além…Transformar, imaginar, perceber e sentir a aventura da arte. Boa Viagem!
Samba e Bossa Nova
Autores: Carla Gullo, Rita Gullo e Camilo Vannuchi
Editora Moderna
Como nasceu o samba? De onde veio esse ritmo tão brasileiro? E, depois dele, como se formou a bossa nova? De que maneira esses gêneros ganharam o mundo e se tornaram símbolos do nosso pais? Quem são os principais compositores e interpretes? Quais os maiores sucessos?
Brasil, Olhar de Artista.
Autora: Katia Canton
Editora DCL
Esse livro é um verdadeiro passeio imaginário por cenas e situações que fazem a vida do nosso país. Tudo isso através do olhar de artistas que tão bem souberam retratar um Brasil de paisagens, pessoas e cores.

Ensino Fundamental II

Árvores Nativas Brasileiras.
Texto adaptado por Fabiana Werneck Barcinski
Editora Martins Fontes
Esse livro é fruto do programa de TV “Um Pé de Quê?”, exibido no canal Futura, com criação e apresentação de Regina Casé, direção de Estevão Ciavatta e produção Pindorama Filmes. Aqui você vai conhecer de perto sete árvores que fazem parte da nossa história. Uma de cada bioma brasileiro. A ilustrações de GUAZZELLI nesse livro está simplesmente MARAVILHOSA!
Brasil Anos 60.
Autor: José Geraldo Couto
Editora Ática
O movimento militar de março de 1964 trouxe grandes mudanças para a vida de todos brasileiros. Mas a vida no Brasil já vinha mudando rapidamente desde o final dos anos 50, graças à industrialização e à modernização geral do País. É importante ressaltar que a historia de um país não é uma coleção de fatos passados, distantes de nós, mas sim um processo vivo e contínuo, em que todos estão incluídos como personagens.
Ritmos Brasileiros.
Autor: Ricardo Elia
Em cada estado, cidade ou esquina, a música corresponde ao colorido do lugar, à acústica do ambiente. Vamos percorrer nosso País de norte a sul, e descobrir que cada região mescla as matrizes indígena, africana e europeia no seu próprio compasso. Ao final de cada capitulo, vamos encontrar indicações de livros, filmes e musicas.
Jovens Brasileiros.
Autores: Ivan Jaf, Maria Odette S. Brancatelli e Vera Lúcia V. de Toledo
Editora Ática
Dez jovens comuns, dez épocas diferentes. O Brasil, do pré-descobrimento à fundação de Brasília, visto na perspectiva de quem depara pela primeira vez com questões sempre atuais como amizade, sexo, trabalho, amor e violência. O livro reúne literatura e informação de várias áreas do conhecimento. A narrativa mostra o comportamento de adolescentes frente a uma determinada realidade; as notas e comentários abordam os fatos de forma abrangente, didática e ilustrativa. Lendo esse livro você vai perceber como a sociedade influencia as decisões de cada pessoa. E toda decisão ajuda a mudar (para o bem ou para o mal) essa mesma sociedade.

Ensino Médio

O Golpe de 64 e a Ditadura Militar.
Autor: Julio Jose Chiavenato
Editora Moderna

O livro mergulha nos porões da ditadura e faz uma análise fria do período, buscando as raízes da luta ideológica e econômica e das suas relações internacionais, desde os governos de Getúlio Vargas , Jânio Quadros e, naturalmente, João Goulart.

O Guarani.
Autor: José  de Alencar
Editora Ática
O Guarani, importante  obra da nossa literatura, representa um grande momento na vida literária de Jose de Alencar. Principal escritor romântico de ficção do Brasil, Alencar abordou em seus romances os diversos aspectos de nossa realidade: o litoral e o sertão, o norte e o sul, a cidade e o campo, o presente e o passado, o branco e o índio. Uma história envolvente e essencial para a compreensão das origens da prosa de ficção em nosso país.
Semana de 22.
Autor: Francisco Alambert
Editora Scipione
A Semana de 22 no nosso país situou-se dentro de um processo de transformação da cultura e da mentalidade brasileira do principio do século XX, que podemos chamar, pelo menos no campo da arte e da cultura de Modernismo. Nesse sentido, o movimento deve ainda ser objeto de reflexão. Estudando e lendo esse livro podemos pensar até onde esse grande evento pode nos servir e nos inspirar.
UA-123695123-1