Línguas Estrangeiras

Preparar jovens para uma sociedade em constantes transformações, a cada dia, de forma mais acelerada, tornou-se um grande desafio para as instituições de ensino do século XXI.

A inquestionável realidade de vivermos em um mundo interconectado e globalizado confirma nossa convicção de que o domínio de vários idiomas é decisivo para lhes assegurar oportunidades mais interessantes e promissoras.

O Colégio Imperatriz Leopoldina se orgulha por cumprir sua missão, de forma exemplar, viabilizando a aprendizagem de três idiomas aos seus educandos: Alemão, Inglês e Espanhol.

Ao concluir o Ensino Médio, o formando do CIL tem a possibilidade de levar consigo proficiência em três línguas estrangeiras, atestadas por instituições renomadas, reconhecidas em âmbito internacional. São elas: KMK (Kultusministerkonferenz), Instituto Cervantes de España e Cambridge Assessment.

Esses diplomas representam, indiscutivelmente, uma vantagem significativa, habilitando o jovem a pleitear oportunidades acadêmicas e profissionais de destaque no mundo todo.

Dessa forma, o CIL reitera seu compromisso de preparar seus alunos rumo às exigências contemporâneas.

Alemão

A Língua Alemã é o grande diferencial que nos distingue das demais escolas locais.

Iniciada na Educação Infantil, mantém-se como foco principal até o 5º ano do Ensino Fundamental. E é importante que seja assim, pois, além de propiciar a criação de vínculos afetivos e efetivos com o idioma menos familiar, já se garante a formação das redes neuronais que facilitarão a aprendizagem das demais línguas estrangeiras.

A partir 6º ano ao Ensino Médio, o aluno é estimulado a expandir e aprofundar seus conhecimentos culminando com a possibilidade de aquisição dos diplomas de proficiências DSD I e DSD II.

Inglês

A Língua Inglesa é inserida no 1º ano do Ensino Fundamental, com uma abordagem comunicativa, através de vivências no idioma, desenvolvendo a compreensão global das situações propostas, que contemplam temáticas atuais e de interesse da respectiva faixa etária.

A partir do 6º ano, inicia-se a sistematização de estruturas e o aprofundamento gradativo nas 4 habilidades linguísticas.

Espanhol

A Língua Espanhola é introduzida no 6º ano do Ensino Fundamental. Por ser o 3º idioma oferecido na organização curricular, os alunos já desenvolveram diversas habilidades que facilitam seu aprendizado.

Além disso, sua semelhança com o português favorece uma progressão mais rápida.