Leituras de Maio

Você está em:

                                                                           “NÃO SE ESQUEÇA: A CORAGEM QUE NÃO É USADA DIMINUI. O
                                                                             EMPENHO QUE NÃO É EXERCITADO DEFINHA. O AMOR NÃO
                                                                             PARTILHADO DISSIPA-SE”.

 

                                                                                                                              (Tony Robbins – especialista em Neurolinguística)

Ensino Fundamental I

Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia.
Autor: Marisa Lajolo & Lilia Moritz Schwarcz
Editora Companhia das Letrinhas
Você já deve ter ouvido falar de mim, afinal, sou o criador do Sitio do Picapau Amarelo, da Narizinho, da Emília, do Pedrinho… Mas agora chegou a hora de você conhecer um pouco sobre minha vida também, não só a dos meus personagens. Você precisa abrir o livro e ver as fotos da minha infância, da minha família e conhecer melhor a minha história.
Aventuras no Sítio.
Autor: Monteiro Lobato
Editora FTD
Narizinho e Emília ainda sonham com o Reino das Águas Claras, de onde voltaram recentemente, e não conseguem parar de imaginar a vida maravilhosa dos insetos que conheceram lá. Enquanto esperam Pedrinho chegar ao Sítio para cantarem as novidades, elas se divertem com os insetos, as jabuticabas e as histórias que inventam para Dona Benta e Tia Nastácia.
O Marquês de Rabicó.
 Autor: Monteiro Lobato
 Editora FTD
A imaginação de Narizinho não tem fim. Ela adora pregar peças na sua boneca de pano Emília. E desta vez não será diferente. A menina ainda conta com a ajuda do primo Pedrinho, que está passando férias no Sitio da Dona Benta. Narizinho convence Emília, com certa dificuldade, a se casar com o Marquês de Rabicó, o seu porquinho de estimação. Será que essa união vai dar certo?
A Costureira das Fadas.
Autor: Monteiro Lobato
Editora FTD
Narizinho e Emília visitam o Príncipe Escamado no Reino das Águas Claras. E, como num sonho, o Príncipe oferece um baile em homenagem à menina. Para completar o conto de fadas, Narizinho é levada até a Dona Aranha costureira, responsável pelos encantadores vestidos usados por princesas como Cinderela e Branca de Neve. A menina ganha então um lindo vestido feito de fazenda cor-de-rosa.

Ensino Fundamental II

Um Sonho no Caroço do Abacate.
Autor: Moacyr Scliar
Editora Global

Trata-se de uma linda histórias sobre a amizade. Discute preconceitos, não só quanto à religião e à cor de pele, mas também, e essencialmente, às ideias, aos sentimentos e às emoções.

Dom Quixote.
Autor:  Miguel de Cervantes (adaptação de Bira Dantas)
Editora Escala Educacional
De tanto ler livros de aventuras dos cavaleiros medievais, Dom Quixote acabou acreditando que era um deles e resolveu sair pelo mundo salvando donzelas e combatendo injustiças, dragões e gigantes. Com um  envolvente toque de humor, as façanhas e aventuras desse incrível personagem de Miguel Cervantes são aqui reproduzidas  em quadrinhos.
Escândalo na Boêmia.
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora Record
Essa antologia reúne contos escolhidos para sintetizar o cânone das aventuras escritas por Arthur Conan Doyle para a Strand Magazine. Os textos incluem desde os mistérios em quartos fechados a planos mirabolantes de assalto; de intrigas internacionais a casos de espionagem capazes de derrubar o governo (talvez o Império); sem deixar de lado as chantagens e assassinatos a  sangue  frio. Além dos contos consagrados, essa edição oferece narrativas menos conhecidas que ajudam a compreender a jornada do detetive ao longo de três décadas. Para os recém chegados, eis o universo original de Sherlock Holmes.
Número Zero
Autor: Humberto Eco
Editora Record
“Um número zero pode ter a data que se quiser e pode ser perfeitamente um exemplo de como teria sido o jornal meses antes, suponhamos, quando a bomba explodiu. Nesse caso já sabemos o que terá acontecido, mas vamos falar como se o leitor ainda não soubesse. Portanto, todas as nossas indiscrições terão gosto de coisa inédita, ouso dizer oracular. Ao cliente nós deveremos dizer: veja como teria sido o Amanhã se tivesse saído ontem. Entenderam?”

Ensino Médio

Sobrevivendo no Inferno.
Autor: Racionais MC”s
Editora Companhia das Letras
Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco Sobrevivendo no Inferno, de 1997, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Agora publicados em livro, precedidos por um texto de apresentação e entremeados com fotos clássicas, os raps dos Racionais são a imagem mais bem acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável , e uma tentativa radical, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela.
A Teus Pés.
Autora: Ana Cristina Cesar
Editora Companhia das Letras
A teus pés é o primeiro e único livro de poemas que Ana Cristina Cesar lançou em vida por uma editora, em 1982. Além de material inédito, a obra reunia os três breves volumes que a autora havia publicado entre 1979 e 1980 em edições caseiras: Cenas de Abril, Correspondência Completa e Luvas de Pelica. Desafiando o conceito de “literatura feminina” e dissolvendo as fronteiras entre prosa, poesia e ensaio, o eu lírico e o eu biográfico, Ana logo chamou a atenção de críticos como Heloisa Buarque de Hollanda e Silviano Santiago.
Os Segredos Matemáticos dos Simpsons.
Autor: SIMON singh
Editora Record
Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Muita sabedoria! Humor! Paixão pela Matemática!
UA-123695123-1