“Todo aprendizado tem uma base emocional”

                                                                           (Platão)

Ensino Fundamental I

A Pipa e a Flor.
Autor: Rubem Alves
Editora Adonis
Num dia qualquer, a leveza da pipa se encontrou com a beleza da flor. E foi aí que tudo aconteceu…
Eu Já Disse 100 Vezes!
Autoras: Gabriela Keselman & Claudia Ranucci
Editora Martins Fontes
Kif Kif sabe que a mãe dele disse alguma coisa muito importante. Mas, por mais que dê tratos à bola, ele não consegue lembrar. O que será que a mãe do Kif Kif já disse 100 vezes?
Mulheres de Coragem.
Autora: Ruth Rocha
Editora Salamandra
Quem não gosta de uma boa história? Não é a toa que o costume de sentar juntinho e se deixar levar pela voz de um contador faz parte da cultura de todos os povos. Assim são os “recontos” que Ruth Rocha apresenta nesta série: um verdadeiro tesouro da tradição popular de várias partes do mundo. São histórias saborosas e bem contadas, que divertem, ensinam e fazem a imaginação voar.
Fantasmas.
Autor: Antônio Carlos Neves
Editora Saraiva
Quando souberam que iam passar as férias em Rincocó, FILÉ, feijão e Rolha estranharam. Afinal, eles formavam a Turma da Aventura e, pelo nome da cidade, não ficaram animados. Os pais fizeram a propaganda do local: cavalos para montar, charretes, lago imenso, hotel que parecia mansão de filmes de terror. Foi o que bastou para que começassem a gostar da ideia… Será que eles gostam de encrencas?

Ensino Fundamental II

A Árvore: Os Três Caminhos
Autora: Janaina Tokitaka
Editora Escarlate
Com uma narrativa envolvente, a escritora fisgará o leitor da primeira à ultima pagina dessa trilogia. A maneira como os personagens são construídos
e os ambientes, descritos é tão real que, sim, você acreditará que eles existem e estão à sua frente. Janaina aborda, com inteligência e criatividade, questões profundas e atuais. Fala de amizade, da importância da arte, da valorização da natureza e de amadurecimento. “- E haja o que houver, siga em frente, não pare de andar jamais.”
O Escaravelho do Diabo.
Autora: Lucia Machado de Almeida
Editora Ática
Na cidade de Vista Alegre, tem inicio uma série de terríveis assassinatos. A primeira vitima é Hugo, um simpático jovem conhecido como Foguinho por causa da cor de seus cabelos. Seu irmão Alberto, muito abalado pelo crime, se envolve pessoalmente nas investigações e lança um importante alerta: se você é ruivo e recebeu um escaravelho, cuidado, pois pode ser a próxima vitima! Como proteger os habitantes de cabelos vermelhos? Quem será a próxima vitima?
A Moreninha.
Autor: Joaquim Manuel de Macedo
Editora Scipione
Augusto, um jovem estudante de medicina, era fiel a um juramento de amor feito na infância. No entanto, ao conhecer a linda Moreninha, irmã de seu amigo Filipe, em um feriado na ilha de Paquetá, seu juramento ficou ameaçado. Um novo amor estava despertando em seu coração, e tudo indicava que era correspondido. Essa obra é considerada o primeiro romance de literatura brasileira.
Noite na Taverna.
Autor: Álvares de Azevedo (adaptação de Carlos Palati)
Editora DCL
Um grupo de boêmios em uma taverna filosofando sobre a vida. Cinco amigos relembram casos sanguinolentos de amor, depurando suas dores e seus males
num ambiente sombrio. Nesta adaptação em historias em quadrinhos, o estilo do escritor romântico é mantido e cada capitulo é desenhado por um quadrinistra diferente. O resultado é um mergulho no século XIX.

Ensino Médio

A Teus Pés.
Autora: Ana Cristina Cesar
Editora Companhia das Letras
A teus pés é o primeiro e único livro de poemas que Ana Cristina Cesar lançou em vida por uma editora, em 1982. Além de material inédito, a obra reunia os três breves volumes que a autora havia publicado entre 1979 e 1980 em edições caseiras: Cenas de Abril, Correspondência Completa e Luvas de Pelica. Desafiando o conceito de “literatura feminina” e dissolvendo as fronteiras entre prosa, poesia e ensaio. o eu lírico e o eu biográfico, Ana logo chamou a atenção de críticos como Heloisa Buarque de Hollanda e Silvano Santiago.
Coração, Cabeça e Estômago.
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora Martin Claret
Uma das produções mais expressivas de Castelo Branco, esse livro deve ser lido com os olhos voltados aos motivos da degradação do ser humano e da sociedade portuguesa da época (patriarcal, machista, preconceituosa, corrupta, adúltera e materialista por excelência). Dividida em três partes, conforme sinaliza o título, a obra possui teor satírico e personagens que são vitimas do sistema social de valorização das aparências , com seus casamentos arranjados, homens e mulheres sem pudor e a busca do dinheiro a qualquer custo.
A Cidade e as Serras.
Autor: Eça de Queiroz
Editora FTD
Eça de Queiroz foi um dos fundadores do Realismo e do Naturalismo em Portugal. O romance A Cidade e as Serras, publicado em 1901, insere-se na terceira fase da produção do autor, de plena maturidade artística. Surgidas em oposição ao Romantismo, as chamadas Escolas Realistas compreendem três estilos: o Realismo, propriamente dito, o Naturalismo e o Simbolismo. Seus autores preocupavam-se com a reforma da sociedade portuguesa e viam a literatura como um espelho que deveria refletir as contradições da sociedade, numa época histórica de intenso debate literário, ideológico e filosófico.
UA-123695123-1