Encontro com Beatriz Ferraz

No último dia 21/08, nossos professores da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, Ano Iniciais, participaram de um encontro formativo com Beatriz Ferraz*, abordando o tema Documentação Pedagógica: planejar, registrar, interpretar, relançar e comunicar.

Na Educação Infantil e Anos Iniciais, a avaliação da aprendizagem é processual e necessita de um comportamento ativo de escuta, de observação e de registros que permitam a percepção da evolução do processo educativo.

Toda criança é construtor ativo de saberes, competências e autonomias. Sendo assim, o processo de aprendizagem precisa abrir espaço para pesquisas, criatividade, curiosidade, e a escola tem a responsabilidade de favorecer e tornar visíveis tais processos, por meio da documentação educativa.

Foi uma manhã de muitas reflexões, na qual houve a certeza de que é fundamental uma equipe qualificada e bem preparada para enfrentar os desafios da educação do século XXI.

*Beatriz Ferraz é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Universidade de Harvard (Boston/Estados Unidos), em Introdução à pedagogia pikleriana pela Fundação Lóczy pela criança (Budapeste/Hungria) e em A cotidianidade nas escolas de Reggio Emilia pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi (Reggio Emilia, Itália). É fundadora e Diretora Executiva da Escola de Educadores, espaço de formação, consultoria e produção de conhecimento em educação, com especialização na etapa da Educação Infantil. É também Membro associada do Movimento Todos Pela Educação e do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular.

#somoscil#formaçãodeprofessores#excelênciaemensino#colegiocil#tradiçãoalemã#desde1923