A colcha de retalhos

Projeto de Leitura

A colcha de retalhos - Projeto de Leitura

Os alunos dos 2os anos EF realizaram a leitura do título “A Colcha de Retalhos”, em que Felipe costura lembranças com sua vovó, uma ótima contadora de histórias, a qual levou os pequenos leitores a mergulharem nesse rico mundo da idealização. Sabemos que a leitura, além de favorecer o aprendizado, aprimora a construção da escrita e, se for realizada com prazer, desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças. Entretanto, uma nova habilidade surgiu no decorrer desse lindo projeto: a leitura das emoções e dos valores que nos constituem. Nossos alunos entenderam que, assim como na obra lida, o modo de sermos, de agirmos e de sentirmos é formado por referências de outras pessoas que passam por nós, assim como a costura de uma colcha de retalhos. Somos parte das pessoas, que também se formam e se modificam, a partir de nós. Para engrandecer ainda mais essa experiência, mamães e avós foram convidadas a, junto às crianças, participarem, aqui no CIL, da construção de uma linda colcha de retalhos, que em breve estará pronta, e representará um todo colorido, composto de partes que se complementam.