Tribunal Literário

8º ano - Ensino Fundamental - Anos Finais

Tribunal Literário

Buscando promover competências argumentativas, uma leitura crítica e, sobretudo, instaurar uma postura interpretativa diante do objeto literário, foi desenvolvido, junto aos 8os anos do Ensino Fundamental, o projeto do Tribunal Literário.

Os alunos ocuparam funções divididas em promotores, advogados e juízes, e organizaram um julgamento da personagem Gèreb, da obra Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár.

Por meio do tribunal, foi possível discutir elementos relevantes, trabalhados na obra, como amizade, lealdade e a relação entre ficção e realidade. A postura interpretativa combina a invenção, como exercício imaginativo, e um repertório de conhecimentos mobilizados.

Os debates nos tribunais foram momentos exemplares, nesse sentido, além de terem sido muito animados.