Sarau de Poesia

Que tal participar de um sarau e conhecer outros poemas? Foi a partir dessa pergunta que começamos a nos preparar para o grande dia. Os alunos dos 2º anos estão estudando rimas e poemas, e pensamos que seria significativo organizarmos um momento em que eles pudessem ter a experiência de declamarem e de ouvirem seus colegas. A ideia de se apresentarem publicamente intimidou alguns de nossos educandos, mas nós, professoras, estivemos ao lado de cada um, incentivando sua participação e ajudando na escolha dos textos. Realizamos diversos ensaios, em sala de aula, e conversamos sobre suas atuações. Tudo isso contribuiu para dar mais segurança e confiança para eles. E, para nossa grande surpresa, todos quiseram participar dessa nova experiência, alguns organizados em grupos, em duplas e até mesmo individualmente. Foi incrível perceber o envolvimento e o entusiasmo de nossos educandos. E, nesse dia tão especial, também pudemos contar com a participação dos 5º ano, que fizeram lindas apresentações e deixaram os menores com mais brilho no olhar. Foi realmente uma linda oportunidade de troca entre os grupos! Convite José Paulo Paes. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. As palavras não: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam. Como a água do rio que é água sempre nova. Como cada dia que é sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia?

Acompanhe nossa página no Facebook