Operações Matemáticas

As operações matemáticas são utilizadas em muitas situações de nosso cotidiano. Sendo assim, foi proposta uma dinâmica, no 1º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância dessas operações em nosso dia a dia. Inicialmente, na sala Multiuso, usamos a “Máquina de contar”, com bolinhas de gude, para entender e diferenciar as noções básicas de adição e de subtração. Em um 2º momento, fizemos a simulação da compra de frutas e de legumes, na feira ou no mercado, usando miniaturas de plástico; situação vivenciada pela maioria das crianças. Os alunos foram divididos em grupos e cada um elaborou, oralmente, um problema que envolveu, em sua resolução, somar e subtrair. Lançaram, então, para os amigos o desafio. As crianças demonstraram interesse e disposição para fazerem os cálculos; algumas utilizaram o material concreto, outras já efetuaram cálculos mentais. Parabéns a todos os alunos.

Acompanhe nossa página no Facebook