Ler é viajar sem sair do lugar

Realizamos, neste semestre, a leitura o livro “Ali-Babá e os 40 ladrões”. Iniciamos com uma leitura compartilhada, em sala de aula, para que despertasse o interesse dos alunos pela história. Na sequência, fizemos atividades de interpretação, construção do texto e também de valores. As crianças escreveram o que fariam se encontrassem toda aquela fortuna e, depois, tiveram que escrever o que fariam se, depois de gastarem parte da riqueza, tivessem que devolvê-la, já que encontraram o dono. Para finalizar o projeto com o encantamento da arte e a interação com as famílias, os alunos utilizaram toda sua criatividade e confeccionaram suas próprias cavernas, representando nelas o tesouro e o próprio Ali-Babá. Alguns alunos compartilharam como foi a experiência de confeccionar sua caverna em família: “Gostei, porque fiz com a minha mãe e com a minha irmã.” Gabriela Carvalho Silva 4º A “Fiz a caverna com a minha avó. Fizemos a noite, mas valeu muito a pena. Eu gostei, porque a Prô deixou exposto no corredor do colégio.” Arthur Cristal Crivellaro 4º A “O mais gostoso foi fazer a caverna com meu pai. Ele tinha várias ideias e desenha bem.” Maria Clara M. M. Verardi 4º B “Eu fiz com minha mãe e minha avó. Lemos várias vezes as partes do livro que falavam como era a caverna, para fazer bem direitinho. Compramos pérolas e ficou bem bonita.” Matheus S. M. Araújo 4º B.

Clique aqui para mais fotos.