Leitura Compartilhada

Ler, desde a primeira infância, abre as portas para o conhecimento, estimula a criatividade e promove o despertar da consciência. Com este objetivo, iniciamos, no mês de setembro, a nossa “Leitura Compartilhada”. Nós, professoras dos 4º ano, começamos lendo os primeiros capítulos do livro “A extraordinária jornada de Edward Tulane” para os alunos, justamente com a finalidade de motivá-los e de incentivá-los a continuarem a leitura. Ler para a criança, em voz alta, potencializa a concentração e a atenção, já que ela precisa dessas habilidades para compreender o que está escutando. Percebemos que, durante a atividade, a criança se sente o foco da atenção e do carinho do adulto, o que fortalece o relacionamento entre ambos. Além disso, as histórias ajudam a desenvolver no educando o sentimento de empatia e a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Os alunos participam e, agora, também leem em voz alta, para que os colegas acompanhem, em seu livro. Depois de cada leitura, percebemos o interesse em descobrir o que virá no próximo capítulo… Dessa maneira, fica evidente que aguçamos a curiosidade e o prazer pelo ato de ler. Assim, estamos desenvolvendo a capacidade de imaginação e a criatividade dos alunos. Ler é viver sonhos!

 

Acompanhe nossa página no Facebook

Galeria