Festival de Esgrima

Nesta semana, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Imperatriz Leopoldina terão a oportunidade de vivenciarem a Semana da Esgrima, nas aulas de Educação Física, com o atleta olímpico Fernando Scavasin, medalhista dos Jogos Panamericanos, Campeonato Mundial Militar, Campeão de Jogos Sul-Americanos, Brasileiro, Paulista, entre outros, e a equipe do Instituto Touché, para uma aula diferenciada de esgrima, em que apresentarão a modalidade que proporciona aos alunos novas experiências e estímulos do letramento corporal de forma lúdica e prazerosa. O objetivo da esgrima é tocar sem ser tocado. Para isso, o praticante necessita unir condições físicas e emocionais, técnica e estratégia. O esporte é bastante desafiador e completo, contribuindo para a iniciação e o desenvolvimento motor geral de crianças e de adolescentes, além de trabalhar aspectos psicológicos, emocionais e sociais. O jogo da esgrima propicia o autocontrole mental e corporal e o enfrentamento de situações de contrariedade, preparando mentalmente a criança para solicitações sociais futuras. Como atividade física, a esgrima está relacionada à liberdade de desejar, de pensar e de decidir. É um esporte moderno, seguro e diferenciado, que traz inúmeros benefícios, entre eles o desenvolvimento de capacidades como velocidade, equilíbrio, tempo de reação, coordenação motora e concentração. Por ser um exercício bastante técnico, ensina a importância da dedicação e da disciplina e trabalha a autoconfiança e a autoestima. Assim, por meio de exercícios lúdicos e de estímulos gerais e específicos, as atividades propostas pelo Instituto Touché buscam o desenvolvimento da coordenação motora, a compreensão de tempo e de distância, além da capacidade de solucionar problemas.