Ensinando Matemática

Pensando em uma aula dinâmica, para introduzir os conceitos de UNIDADE e DEZENA, os alunos foram convidados para irem ao pátio de nossa escola. Ali, a turma foi dividida em trios, sendo que cada equipe deveria escolher qual seria a ordem dos componentes (o primeiro, o segundo e o terceiro). Assim, iniciamos a brincadeira com palitos (coloridos e crus) e com copos plásticos. Ao comando da professora, na ordem decidida por eles, os alunos separaram 10 palitos coloridos, guardando-os em um dos copos. Depois, foi a vez dos palitos crus que, a cada rodada, foram colocados no outro copo, de acordo com o número solicitado, de um de 1 a 9. Ao final da rodada, as crianças contavam os palitos que estavam dentro dos dois copos, verificavam a quantidade formada, por exemplo, 10+8=18, 10+5=15, mostrando para os demais suas descobertas. A diversão foi geral! Já estamos organizando a próxima atividade! Professora Márcia Hernandes 1º ano D.

Clique aqui para mais fotos.