Conceitos perceptivos

Olha lá uma bolinha de sabão. E lá vem outra bolinha de sabão. Uma, duas, três são bolinhas. Eu adoro ver bolinhas de sabão. (Palavra Cantada) Quando crianças, uma das brincadeiras mais divertidas eram as bolinhas de sabão. E essa, também, é uma das atividades de que nossos pequenos do Infantil 3A mais gostam. Parece algo bem simples, mas existe muito mais por trás disso do que se possa imaginar. Para realizar o jogo, as crianças movimentam muito o corpo, ficam na ponta dos pés, agacham, pulam e correm para pegar as bolhas, desenvolvendo, assim, as habilidades motoras. Além disso, a socialização é estimulada, pois é uma brincadeira que pode ser feita em grupo, no qual se deve respeitar a vez do outro, ter cuidado para não machucar o amigo, mantendo a noção de espaço e de esquema corporal. Brincando com bolhas, as crianças começam a entender conceitos perceptivos, como: “As bolhas estão indo para cima ou para baixo? Elas estão na sua frente e, agora, foram para trás de vocês. Olhem como elas estão devagar e, nesse momento, o vento levou-as bem rápido. Essa é grande ou pequena? Essas bolhas estão indo muito para o alto.” Como aprendemos com essa brincadeira! Além de acalmar, por meio dela, ainda, trabalha-se a atenção, o saber esperar e o equilíbrio. Parabéns, crianças, por participarem de forma tão prazerosa da atividade!

 

Clique aqui para mais fotos.

Galeria