Chegada do Outono

1º ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais

Chegada do Outono

O outono chegou, e os 1os anos comemoraram com uma atividade especial. Primeiramente, conversamos um pouco sobre a mudança de temperatura, o tempo mais seco e como o outono é conhecido como a Estação das Frutas. É a época da colheita de diversas delas, que são alimentos ricos em vitaminas e fazem muito bem à saúde. As mais comuns, no outono, são: caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva. Assim, várias receitas são produzidas, nessa época, e, entre elas, sucos saudáveis e nutritivos. Continuamos, então, nossa atividade com o “Desafio das frutas”, um jogo on-line da Plataforma Wordwall, no qual as crianças marcaram pontos no “Adivinha das frutas”. Depois, montamos um gráfico com as que eram preferidas dos alunos dos 1º anos. Trabalhamos a interdisciplinaridade, associando o que é comum entre Matemática e Ciências. Pela da confecção de um gráfico, as crianças tiveram contato com várias maneiras de representarem e analisarem dados; ampliaram noções de comparação de quantidades e enriqueceram a aprendizagem matemática. Por fim, vivenciaram o momento mais gostoso: o de saborear as frutas! Viva o outono!