Capacitação de Professores

Pensando em como aprimorar o trabalho pedagógico, para que nossos alunos possam aprender sempre mais e melhor, o Colégio Imperatriz Leopoldina reiniciou suas atividades acadêmicas, neste segundo semestre, com acolhimento e entusiasmo, reunindo Direção, Coordenação, Docentes e parte da Equipe Administrativa para organizarem essas ações, partindo da observação e da reflexão sobre o planejamento.

Assim, recebemos, em nossa Instituição, com a finalidade de realizar uma palestra educacional, Dr. Mozart Neves Ramos, que é um renomado educador, Engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor em Química pela Politécnica de Milão – Itália. Ele foi professor e reitor da UFPE. Presidiu a ANDIFES (2002/2003). Foi secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidiu o Consed (2006). Foi presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro da Educação (2005-2014). É autor dos livros “Educação Sustentável” (2006) e “Educação Brasileira: uma agenda inadiável” (2015) e coautor do livro “A Urgência da Educação” (2011). Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, sendo também o atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

O professor Mozart estabeleceu um diálogo com os presentes sobre o “O desafio da educação e da escola no século XXI – papel da escola, dos professores e da família”, ressaltando, em sua explanação, a importância de o aluno ser o protagonista de seu processo educativo, enquanto o educador é aquele que incentiva e desperta o interesse de seus educandos para a busca e para a pesquisa. Destacou, também, o valor do docente das séries iniciais para o crescimento da Educação, no Brasil. Inclusive, enfatizou a importância de o professor estar preparado, em termos de formação, para o exercício profissional.

Além disso, discorreu sobre o desenvolvimento socioemocional, pilar que deve ser trabalhado na escola, junto às questões acadêmicas, colocando que esse é o item mais solicitado no atual campo de trabalho, evidenciando a evolução do ser humano em seus diferentes aspectos.

Assim, certos de que comungamos dos mesmos ideais apresentados pelo Dr. Mozart, no desejo de criar vínculos saudáveis, na convivência respeitosa, no investimento em tecnologia informativa e, principalmente, no desenvolvimento do potencial pleno das pessoas, seguimos, fortalecidos, em nossa missão de contribuir na formação integral de nossos alunos.

Acompanhe nossa página no Facebook.