Campanha de Doação de Sangue

14 de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue e, para ressaltar a importância desse dia, os alunos dos 6ºs anos e a professora Renata prepararam atividades relacionadas a essa ação.

Essas atividades se referiam ao estudo do Sistema Cardiovascular, aos componentes do sangue e à importância da doação sanguínea, tendo sido criada, por eles, uma campanha de conscientização sobre esse tema, nas redes sociais, para as famílias e para todos aqueles que queiram colaborar.

Doar sangue é, antes de tudo, um ato de amor, que deve envolver as pessoas e fazê-las perceberem o valor de serem altruístas, em momentos tão imprescindíveis da vida humana. Está, nesse aspecto, a relevância dos bancos de sangue, criados para sempre estarem aptos a auxiliarem os hospitais, em todos os momentos em que transfusões são necessárias.

Qualquer pessoa pode ser um doador.

Seguem, então, algumas dicas para quem queira participar desse ato essencial.

• portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação).
• ter entre 16 e 69 anos de idade.
• pesar acima de 50 quilos.
• estar em boas condições de saúde.
• estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

É importante também saber que todo sangue doado passa por rigoroso controle, antes de ser utilizado, ação que caminha junto às políticas públicas, com a implantação de redes de hemocentros e um trabalho consciente, voltado para o incentivo às doações voluntárias.

Por isso, faça a vida fluir nas veias de quem precisa! Doe sangue!