Brincando com a imaginação

Materiais não estruturados podem ser uma forma de criar e de brincar com um recurso chamado IMAGINAÇÃO. E os alunos nos dão sempre bons sinais para programarmos uma intervenção adequada, que desperte neles o prazer pelas aprendizagens. Assim, nos momentos das brincadeiras, podemos observar seu comportamento, suas reações e seus interesses, o que muito nos ajudará na elaboração de várias atividades estimulativas. Toda criança aprende brincando, e, dessa forma, os alunos do Infantil III, usando materiais simples, como potes plásticos, rolos de papel, tampinhas, latas, entre outros, estruturaram seus próprios brinquedos e brincadeiras, estimulando as funções cognitivas e explorando a memória operacional. Esse material ofereceu um universo riquíssimo de possibilidades para que os educandos criassem, tendo a oportunidade de sondar suas habilidades relacionadas a aprendizagens já consolidadas. “ A imaginação , como base de toda atividade criadora, manifesta-se por igual (…), possibilitando a criação artística.” (Lev Vygotsky)

Clique aqui para mais fotos.