Instrumental ORFF

O Instrumental ORFF é uma das invenções mais interessantes no campo da pedagogia musical do século XX. Seu idealizador foi Carl Orff (1895 – 1982), músico, compositor e grande pedagogo alemão. Sua obra didática está condensada no Orff – Schulwerk (1930), coletânea de peças infantis para instrumentos de plaquetas (metalofones e xilofones), pequena percussão, instrumentos solistas e vozes, organizados em cinco volumes.

Baseado nesta pedagogia e adaptando-se à atual metodologia da Educação Musical, criou-se, em 01/10/1998, o 1° Grupo Instrumental Orff no Colégio Imperatriz Leopoldina, que atende crianças do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Por ser um grupo representativo do colégio, que se apresenta em comemorações internas e encontros musicais, em diversos locais, há uma pré-seleção para a participação no grupo.

A interdisciplinaridade, a criatividade, a escuta ativa, a improvisação e o processo de aprendizagem através do qual sentimos, produzimos, reproduzimos e depois chegamos à leitura musical, são os objetivos principais do trabalho em grupo.

O repertório consiste em peças do Orff – Schulwerk, canções folclóricas brasileiras, temas do universo infantil (desenhos, filmes e seriados de TV), música popular brasileira (Saltimbancos) e o universo da música erudita.

As matrículas para Ateliê de pintura, Coral, Instrumental Orff, Culinária alemã, Dança folclórica alemã, Alemão, Espanhol e APEE deverão ser realizadas, diretamente, na Secretaria do Colégio, mediante preenchimento de contrato.

Turmas Disponíveis

1º ao 5º ano EF