Leituras de Abril

Você está em:

“Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”.
                              (Sigmund Freud)

Ensino Fundamental I

O Gigante Mais Elegante da Cidade.
Autores: Julia Donaldson & Axel Scheffler
Editora Brinque Book
Jorge está cansado de usar sempre a mesma roupa. É hora de mudar. Então ele toma uma atitude e logo se torna o gigante da cidade. Tudo mudou quando alguns animais precisaram de sua ajuda…
Toda Criança do Mundo Mora no Meu Coração.
Autora: Ruth Rocha
Editora Salamandra
A autora enche seu coração de amor para dedicar os poemas desse livro a todas as crianças. A amizade, a natureza e a liberdade são tratadas pela autora de uma maneira leve e bem humorada, pensando sempre no sorriso que pode ser aberto no rosto do leitor, a cada verso. Um amor de livro!
O Tamanho da Felicidade: três historias em dias de chuva.
Autora: Angélica Bevilacqua
Editora Positivo
Trata-se de três historias que se passam em dias de chuva. Em todas elas, crianças e cachorros como personagens, envolvidos por uma atmosfera de sonho.
Esse livro é para as crianças que são apaixonadas por animais!
Alguns Medos e seus Segredos.
Autora: Ana Maria Machado
Editora Global
Todo mundo tem seu medo, cada um tem seu segredo. Quem parece sempre forte, no fundo é meio sem sorte: tem que aguentar bem sozinho, sem ajuda nem carinho. Três historias de Ana Maria Machado contam várias formas de enfrentar os medos e as inseguranças com ajuda e muito carinho.

Ensino Fundamental II

Ei! Tem Alguém Aí?
Autor: Jostein Gaarder
Editora Companhia das Letrinhas

Mika: uma espécie de pequeno Príncipe que, ao encontrar Joakim, acha que está vendo um menino de oito anos que, ao encontrar Mika, simplesmente não acredita no que está vendo. Eles são muito diferentes, mas são muito parecidos. Mika e Joakim passam 24 horas juntos. Remam num barquinho, escalam uma montanha, comem panquecas, olham um álbum de fotografias, conversam muito sobre a vida e acham que tudo o que estão vivendo so pode ser um sonho. Talvez sim, talvez não.

A Flauta Mágica e o Livro da Sabedoria.
Autor: Del Candeias
Editora Sesi-SP

O livro conta a história do jovem príncipe Tamino e de sua amada Pamina. Antes de encontrar a paz para viver o grande amor, eles devem passar por muitas provas e enfrentar os perigos de um reino sombrio. Pelo caminho, aprendem o valor transformador da amizade e as virtudes da honestidade, da temperança, da coragem e da fraternidade, até finalmente serem recebidos como iniciados no Templo da Sabedoria.

Aos 7 e aos 40.
Autor: João Anzanello Carrascoza
Editora Cosac Naif

História de uma vida contada em dois tempos, infância e meia-idade, de maneira a sublinhar a distancia irrecuperável, aberta pela passagem de cada dia, entre o que fomos e aquilo que nos tornamos. Marca dos belos livros de contos escritos pelo autor, esse tempo elegíaco, em que aparição e desaparecimento (vida e morte) se confundem a todo instante, ganha uma força nova por meio da estrutura narrativa engenhosa desse primeiro romance de Carrascoza.

O Fazedor de Velhos.
Autor: Rodrigo Lacerda
Editora Cosac Naif

Num mundo como o nosso, em que o amor romântico parece ter virado peça de museu, em que o respeito pela sabedoria dos mais velhos foi para o espaço, e a literatura perdeu terreno para outras formas de arte, esse livro vem resgatar valores pelos quais, definitivamente, vale a pena lutar. Nesse romance que trata da busca pela vocação profissional, seguimos os passos de Pedro, o narrador. Ao caminhar da adolescência para a vida adulta, ele fica dividido entre razão e emoção.

Ensino Médio

Til.
Autor: Jose de Alencar
Editora Ática

Linda ama Miguel, que, assim como Afonso, ama Berta, que parece não amar ninguém, ou, antes, amar a todos. Com seu jeito brincalhão e generoso, Berta quer bem até mesmo às criaturas consideradas perigosas ou repugnantes, como o demente Brás, a louca Zana e o temido Jão Fera. Mas que mistérios ligam o destino dela à escrava Zana e ao matador Jão? E que segredos Luis Galvão, o proprietário da fazenda das Palmas, esconde de sua família? Romance e aventura se intercalam nessa história, que retrata o cotidiano no interior paulista do século XIX.

Libertinagem.
Autor: Manuel Bandeira
Editora Global

A liberdade formal é, sem dúvida, uma das grandes marcas desse livro, embaladas pelos temas mais simples que remetem à pureza da infância e, às vezes, a uma fina ironia ou humor irreverente.

A Cabra Vadia.
Autor: Nelson Rodrigues
Editora Companhia das Letras

Poucos anos foram tão extraordinários quanto 1968 – e, no Brasil, nenhum escritor foi mais atento a ele do que Nelson Rodrigues. Enquanto os jovens tomavam as ruas, Nelson Rodrigues a tudo assistia. A Cabra Vadia é uma nova seleção das “Confissões” que o autor escreveu para o jornal “O Globo”naqueles meses fervilhantes. Em suas oitentas crônicas, escritas enquanto o mundo parecia pegar fogo lá fora, o ano de 1968 ressurge aos nossos olhos, vibrante e contraditório como realmente foi.

UA-123695123-1