Xadrez

Os alunos de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, orientados pela professora Liliam Favareto de Melo, conheceram, nas aulas de Educação Física, o jogo de Xadrez. Foi um exercício diferente e muito proveitoso. O Xadrez é um esporte de tabuleiro que traz uma emocionante batalha, com exércitos de cavaleiros, torres, arqueiros e corajosos guerreiros, compartilhando um mesmo objetivo, aprisionar o rei adversário e vencer a disputa. Ele envolve uma série de habilidades cognitivas: atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, dentre outros. Além disso, no jogo também se aprende a lidar com as emoções. É necessário que o jogador tenha autocontrole, desejo de vencer e responsabilidade para enfrentar o oponente. E, para aceitar que “peça tocada é peça jogada”, mesmo tendo agido pelo ímpeto, ele precisa ter honestidade. Na competição, cumprimentar o adversário, antes e depois da partida, significa respeito ao próximo, espírito competitivo e nobreza. Assim, por meio desta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolverem conhecimentos e adquirirem novas habilidades e competências que enriquecerão suas trajetórias.

Clique aqui para mais fotos