Diversidade cultural – SP

8º ano - Ensino Fundamental - Anos Finais

Diversidade cultural na cidade de São Paulo

Pelo Estudo do Meio, os espaços de aprendizado são ampliados, e tal metodologia faz com que os estudantes sejam incentivados e experienciarem os impactos das ações dos indivíduos em seu espaço-tempo. Foi pensando nisso que, coordenados pelos professores Jorge Edson, de História, e Paulo Mendes, de Geografia, ambos do Ensino Fundamental – Anos Finais, os alunos dos 8os anos do Colégio Imperatriz Leopoldina realizaram um Estudo do Meio, tendo, como objetivo, promover uma discussão em torno da diversidade cultural e religiosa, existente na cidade de São Paulo. Por meio da visitação de espaços como Catedral Metropolitana de São Paulo, Mosteiro de São Bento, Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, Museu Judaico de São Paulo e pelo Templo Zu Lai, os alunos puderam abordar temas, relacionados ao contexto histórico e geográfico, pautados nos processos migratórios, na noção de paisagem e de dinâmicas sociais e urbanas. Além disso, aspectos ligados à memória da cidade de São Paulo, por meio da arquitetura, das manifestações artísticas e pelos espaços museológicos também foram abordados.