HUMUNITED 2022

Delegação e Depoimentos

HUMUNITED 2022

É com imensa alegria que o Colégio Imperatriz Leopoldina anuncia a participação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais – e do Ensino Médio, na sétima edição do evento HUMUNITED 2022, uma simulação de conselhos da ONU, em Inglês, que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2022, no Colégio Humboldt.

 

Os alunos participantes tiveram, momentos prazerosos e enriquecedores, de muita aprendizagem e de muito sucesso.

 

O álbum completo, com todas as fotos, está disponível, em nossa página, no Facebook @colegiocil

Galeria

Depoimentos

As Simulações das Nações Unidas são um evento importante para os estudantes, pois nelas eles vão interpretar diplomatas, juízes ou políticos, que representam suas respectivas Delegações.

Nesse evento, é possível propor diversas experiências aos estudantes, desde o estudo da Geopolítica até a imersão total na Língua Inglesa, desenvolvendo habilidades comunicativas e argumentativas.

Representar a China, no Comitê de Direitos Humanos, foi, desde o início, um grande desafio, pois, além de compreender suas políticas, era necessário idealizar soluções mundiais, coerentes com elas e que ganhassem apoio de outros países.

Como delegados, nosso maior objetivo, era justamente ampliar o debate sobre o tópico proposto, cativando maior número de participantes possível, com nossos discursos e propostas, ainda que eles…

O evento HUMUNITED 2022 foi uma das melhores experiências que já vivi. Embora eu já tivesse participado, em 2021, como neste ano era presencial, foi totalmente diferente do ano passado. Por estarmos em um novo ambiente, havia uma grande vontade de fazermos o melhor, além de podermos conversar mais profundamente com diferentes delegados.

Ao longo deste ano, criei uma paixão por Simulações da ONU. Essas Simulações são eventos nos quais cada aluno recebe um país para representar e um comitê para atuar, desenvolvendo habilidades de debate e de oratória.

Inicialmente, não me imaginava tão apegada a essas atividades extracurriculares, porém, com o tempo, a vontade de ser melhor apareceu. E, realmente…

Participar da “Humunited 2022” foi inesperadamente fantástico! Essa foi minha primeira Simulação de uma conferência da ONU, e me surpreendi, positivamente.

A ideia de ir, durante três dias para outra escola, debater sobre assuntos atuais diversos, em Inglês, pode parecer assustadora, pelo menos a mim pareceu. Porém, durante todo o processo, tive apoio, tanto de meus colegas, como dos professores responsáveis por nós, o que me permitiu vencer esse medo e participar da Simulação.

A experiência de simular, no Colégio Humboldt, foi incrível! Desde os “coffee breaks”, nos quais nós conversávamos com alunos de outros colégios, até debatermos, propriamente, com os outros delegados. Além disso, pessoalmente, lembrou-me muito a experiência que eu tive na Simulação de Harvard. Ainda que os modelos sejam diferentes, a ideia de estarmos em uma Simulação presencial foi ótima, desde o início.

O suporte dos professores ajudou muito. Sempre que eu tinha uma dúvida, perguntava a eles, para saber se meu…

O primeiro HUMUNITED de que participei foi no ano passado. Foi uma atividade on-line, por isso não deu para aproveitar muito e experimentar, realmente, o que era ter um debate de Simulação, como na ONU. Acabei não gostando muito; fiquei com uma experiência desanimadora, para uma pessoa que tinha grandes expectativas. Porém, neste ano, 2022, resolvi “dar outra oportunidade” para o HUMUNITED, pois iria ser presencial.

No início, estava muito nervosa, muito insegura. Sem embargo, durante as…

No início do evento, foi obrigatório que todos os países esclarecessem sua posição, perante o assunto discutido; esta é a chamada “open speech”, e, em meu caso, ela foi totalmente improvisada. Com exceção da “open speech”, o convidado só falará, em público (público de 20 pessoas, em média), por opção, já que em todos os comitês sempre ocorrem votações diversas, o que faz com que cada comitê tenha sua liberdade, e o moderador só monitore os protocolos formais, além de elegerem a melhor delegação.