Dia da Poesia “Brasileirinhos”

Educação Infantil e EF Anos Iniciais

Dia da Poesia ``Animais Brasileirinhos``

O Dia Mundial da Poesia comemora-se, anualmente, em 21 de março. A data foi implementada na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999. A poesia, dentro do Currículo Escolar, ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades: oralidade, memória e entonação, além de proporcionar momentos deliciosos de interação e lazer. Antigamente, a recitação fazia parte das brincadeiras de rua, da amarelinha, do pular corda. As crianças apenas brincavam, mas não imaginavam a quantidade de benefícios escondidos, em horas de pura diversão. Aqui no CIL tem-se, também, essa oportunidade, para que nossas crianças conheçam as poesias de novos autores, além de metáforas e outras Figuras de Linguagem, e, principalmente, possam se encantar com a sonoridade das palavras. Para esse 2º dia da Poesia, nós nos inspiramos na obra “Brasileirinhos”, de Lalau e Laurabeatriz, que, além da riqueza de suas poesias e ilustrações, tem o propósito de conscientizar nossos pequenos sobre o risco de extinção de alguns animais. Entre recitações e canções, nossos alunos aprenderam sobre a ararinha azul, o jacaré de papo amarelo, a onça pintada, o pica-pau rei, dentre outros animais da fauna brasileira.

O álbum completo, com todas as fotos, está disponível, em nossa página, no Facebook @colegiocil