Simulação de sangue humano

4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Simulação de sangue humano

Com o objetivo de aprimorar o estudo das Ciências, proporcionando uma visão de como o sangue humano é composto, os alunos dos 4os anos do EF do Colégio Imperatriz Leopoldina observaram, nas aulas de Laboratório de Ciências, por meio do microscópio, as células que compõem esse fluido corporal. Após a observação, eles produziram hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, células integrantes da parte sólida do sangue, que foram produzidas, usando-se massa de modelar, e que, depois de confeccionadas, foram colocadas em um líquido, que simulava o plasma sanguíneo. Com essa produção realizada, houve uma simulação de vaso sanguíneo. Com empolgação, os alunos colocaram o sangue produzido em um tubo e usaram plaquetas e fibrinas, confeccionadas com massa de modelar, para fechá-lo, como se houvesse ocorrido um rompimento. Foram aulas muito produtivas, nas quais os educandos puderam associar o conhecimento adquirido, nas aulas teóricas, às aulas práticas.