Pipoca de Sílabas

1º ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais

Pipoca de Sílabas

No 1º ano, letras, números e demais símbolos estão presentes em diferentes situações de nosso cotidiano, sejam elas mais ou menos formais, e essas situações também nos colocam em contato com a leitura e a escrita de diferentes textos.

E por meio de brincadeiras infantis, as crianças vivenciam as parlendas e cantigas, tão interessantes e construtivas que logo conquistam a todos, para a efetivação da aprendizagem.

Assim, iniciamos nossa proposta com a brincadeira “Corre cutia”. Depois, os alunos foram divididos em duplas e trios; receberam os saquinhos de “pipoca de sílabas” e partiram, então, para a formação de palavras da parlenda, utilizando as sílabas entregues.

Num segundo momento, cada grupo recebeu frases da parlenda e tiveram o desafio de organizá-las na ordem correta. Com entusiasmo e trabalhando em equipe, as crianças alcançaram o objetivo proposto. Deram, ainda, a sugestão de mudarem a ordem das frases para comporem uma nova parlenda, atribuindo um novo sentido à mesma e mostrando, animadas, sua criatividade!

Desde 1923, inspirando mentes e corações. 💚