Brincadeiras Juninas -EF

EF Anos Iniciais

Brincadeiras Juninas

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – tiveram uma programação pra lá de divertida! Iniciaram com um vídeo produzido pelas professoras sobre a história da Festa Junina, no Brasil.

Você sabia que essa festa foi trazida pelos portugueses e as danças foram influenciadas pelos franceses?

Portugal teve grande influência na festa junina brasileira, afinal foi a elite portuguesa que a trouxe para o Brasil, obviamente, carregada de costumes e de tradições, mas com ar de nobreza, afinal quem dançava eram somente os nobres da Corte Portuguesa, influenciados pela cultura francesa.

Quando chegou ao Brasil, a festa se chamava Joanina, em homenagem a São João. Na cultura original de Portugal, a Festa Junina só acontece uma vez, já, no Brasil, comemora-se, durante todo o mês de junho.

As influências portuguesas não duraram muito, porque, com pouco tempo, a dança tornou-se conhecida por todo povo brasileiro, independentemente de sua classe social. Até recebeu um toque especial com novos instrumentos como Pandeiro, Triângulo e Acordeão. Cada região apresenta um tipo de dança diferente, como o Forró e a tradicional Quadrilha.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes, em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal, são desenvolvidas várias receitas como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido e canjica, dentre outras.

Época de Festa Junina é tempo bom para brincar! Junto com os tradicionais jogos, nas barracas – Pescaria, Argolas e Toca do Coelho -, são muito populares também as gincanas, com os mais variados jogos, Corrida de sacos, Ovo na colher, Corrida de três pés e muitos outros. São brincadeiras que reúnem a família, integram turmas e divertem gente de todas as idades!

Nossos alunos participaram de atividades de Arte, gincanas na quadra, brincadeiras juninas e um delicioso lanche. As crianças adoraram e se divertiram muito! Maior ainda foi a diversão com a presença e a participação dos alunos das 3as séries do Ensino Médio! Foram momentos cheios de alegria e de entrosamento!

“E a Festa ficou tudo de bom, com a participação do Terceirão!”

O álbum completo, com todas as fotos, está disponível, em nossa página, no Facebook @colegiocil