Colégio Imperatriz Leopoldina

O retorno às aulas marca o reencontro entre conhecimento e curiosidade, entre colegas e professores. É o momento especial de abrir novos capítulos e construir mais memórias.

Nas salas de aula, encontramos mais um ano de companheirismo, de trocas, de superação de desafios e da oportunidade de interação. Surgem novos caminhos de aprendizagem, de crescimento e o momento exato de se compartilharem experiências.

Que 2024 seja mais um ano letivo com descobertas, amizades e conquistas.

Bem-vindos de volta às aulas!

Der Schulbeginn ermöglicht wieder die Verbindung von Wissen und Neugierde und das Wiedersehen von Mitschülern und Lehrern. Es ist eine besondere Zeit, um neue Kapitel aufzuschlagen und schöne Erinnerungen zu schaffen. In den Klassenzimmern erleben wir ein weiteres Jahr der Kameradschaft, des Austauschs, der Überwindung von Herausforderungen und der Möglichkeit zur Interaktion. Es ergeben sich neue Lernwege, Wachstum und Gelegenheit, Erfahrungen zu teilen.

Möge das Jahr 2024 ein weiteres Schuljahr voller Entdeckungen, Freundschaften und Erfolge werden.

Willkommen zurück in der Schule!

Dia 03/02, houve o Processo de Acolhimento, da Educação Infantil ao 1º ano EF.

Sentir-se parte integrante de um grupo é fundamental para o processo escolar do(a) aluno(a), e favorece os aspectos de seu desenvolvimento. Para tanto, o Colégio Imperatriz Leopoldina possui um Programa de Acolhimento, no qual pais e alunos possam se sentir seguros e respeitados.

Construir laços afetivos é determinante para o bom desempenho escolar, e, quando bem acolhidos, os alunos tendem a demonstrarem maior interesse pelo Processo de Aprendizagem, e a interação torna-se mais efetiva.

Am 03.02. war unser Willkommenstreffen vom Kindergarten bis zur 1. Klasse.

Es ist wichtig, dass sich die Kinder als Teil der Gruppe fühlen, das fördert ihr Lernen und ihre Entwicklung. Deshalb haben wir am Colégio Imperatriz Leopoldina ein Begrüßungsprogramm für Eltern und Schüler, damit sie sich sicher und respektiert fühlen können.

Es ist auch wichtig, emotionale Bindungen aufzubauen, denn das trägt dazu bei, dass die Kinder gerne zur Schule kommen und effektiver lernen.

A Semana Pedagógica do Colégio Imperatriz Leopoldina faz parte do programa de capacitação docente e de preparação para os objetivos deste novo ano letivo.

Em um ambiente de diálogo e de construções coletivas, Equipe Pedagógica e professores estabeleceram estratégias, alinhadas à missão, à visão e aos princípios educacionais do Colégio.

O retorno às atividades foi marcado por uma recepção com café da manhã. O grupo cresceu, e novos profissionais foram acolhidos com receptividade.

Die Pädagogische Woche am Colégio Imperatriz Leopoldina ist Teil der Lehrerfortbildung und der Vorbereitung auf das neue Schuljahr.

Im Rahmen von Gesprächen und gemeinsamen Planungen haben das Pädagogische Team und die Lehrer Strategien entwickelt, die mit der Mission, der Vision und den Bildungsgrundsätzen der Schule übereinstimmen.

Der Beginn der Aktivitäten wurde mit einem Frühstücksempfang gefeiert. Die Gruppe ist gewachsen, und neue Kollegen wurden herzlich aufgenommen.

O Primeiro Dia de Aula – Cone de Doces 2024

Ao se falar em introdução à vida escolar, na Alemanha, é necessário citar os Cones de Doces, cuja intenção, já na antiguidade, era a de suavizar o início da fase escolar com biscoitos, doces e frutas.

A tradição do Cone Escolar teve seu início nos estados da Turíngia e da Saxônia, por volta de 1850, e propagou-se no século XX, por todas as regiões, onde a Língua Alemã era falada. Contava-se, entre outras histórias, que os Cones de Doces cresciam em uma árvore muito especial, a famosa “Zuckertütenbaum”, especialmente plantada e cultivada para fazer a alegria da garotada.

Esta tradição tão alegre foi trazida ao nosso Colégio pelos imigrantes alemães que o construíram, tendo, como objetivo primordial, marcar, positivamente, o começo dessa nova fase da vida de nossas crianças, literalmente, adoçando o início de sua longa trajetória escolar.

Sejam bem-vindos, queridos alunos!.

Der erste Schultag – Zückertüte 2024

Wenn man sich auf den Schulanfang in Deutschland bezieht, muss der Brauch der Zuckertüten genannt werden.  Dieser hatte das Ziel den Schulanfang der Kinder mit Kekse, Süβigkeiten und Obst zu erleichtern.

Der Brauch, dem Schulanfänger eine Zuckertüte zu schenken, kam im 19. Jahrhundert in Thüringen und Sachsen auf. Spätestens seit Anfang des 20. Jahrhunderts hält die Tradition im gesamten deutschsprachigen Raum Einzug. Es wird unter anderen Geschichten erzählt, dass die Zuckertüten von einem Zuckertütenbaum stammen. Dieser wurde besonders für die Freude der Kinder bepflanzt und angebaut.

Diese Tradition hatten die deutschen Einwanderer, die unsere Schule gründeten, mitgebracht. Ihr Ziel war es, mit diesem Brauch den Schulanfängern den Schulbeginn zu versüßen.

Herzlich willkommen, liebe Schüler und liebe Schülerinnen!

Cancelar assinatura