Depoimento de Ingrid Morbelli Kotvan

Com muita alegria, a Equipe Pedagógica do Colégio Imperatriz Leopoldina recebeu o depoimento de sua ex-aluna, Ingrid Morbelli Kotvan, que se formou no Ensino Médio da Instituição, em 1996, relatando sua trajetória brilhante e empreendedora.

Ingrid relatou o quanto foi importante o estudo, do Alemão, no Colégio, fator este que lhe garantiu a entrada em empresas importantes, no Brasil e na Alemanha, colocando-a à frente, mesmo sendo brasileira, exatamente pela fluência e pelo preparo.

Segue o depoimento de nossa ex-aluna.

“ Meu nome é Ingrid, tenho 42 anos e me formei no Ensino Médio do Colégio Imperatriz Leopoldina, em 1996. E por ter estudado no CIL, pude conhecer a cultura e a língua alemãs, despertando em mim o desejo de me aprofundar no aprendizado do idioma.

Em minha família, ninguém fala Alemão, por isso esse estudo envolveu, de minha parte, esforço, investimento e dedicação diários, sendo que esse empenho abriu-me a primeira porta profissional, aos 20 anos, quando comecei como estagiária na Volkswagen do Brasil. E, ao longo de minha carreira, outras oportunidades foram-se abrindo, devido ao domínio da língua.

Há dois anos, trabalho na matriz da VW, em Wolfsburg, e, atualmente, sou instrutora da Academia VW de treinamentos, desenvolvendo meu trabalho junto a todas as fábricas do grupo. Sou a única de nacionalidade brasileira, em meu setor, ou melhor, a única estrangeira e, mesmo assim, conquistei uma posição de destaque.

Há quem diga que tive sorte; eu digo que foi um misto de planejamento, de preparação e de coragem, afinal, apesar de que, ter a qualificação que eles buscavam, parecesse ser fácil, o difícil era ser qualificado e ainda ter o Alemão, como idioma fluente. Este foi meu diferencial.

Essa preparação também envolveu meu filho, que aprendeu a língua alemã, aos 9 anos, e, atualmente, aos 23 , acompanha-me nessa trajetória, aqui, na Alemanha. Vê-se, então, que as portas também se abriram para ele.

Por isso, agradeço a meus pais por terem escolhido o CIL para eu estudar, porque nessa Instituição aprendi a ter valores, disciplina e organização, além de perceber a importância de lutar por meus ideais.

Portanto, se você estuda no CIL, aproveite muito, porque oportunidades surgem, todos os dias, e só o Colégio dará a preparação e o potencial adequados para serem aproveitados.”

Dessa forma, a Instituição se sente orgulhosa por ter participado da fase de formação da jovem, oferecendo-lhe um curso de Língua Estrangeira de alto nível, com professores capacitados, que lhe legaram os conhecimentos aprofundados necessários a seu desenvolvimento e à sua inserção no campo profissional especializado.

Parabéns, Ingrid! Tudo que você construiu e continua construindo é fruto de seu esforço e dedicação! A Equipe Pedagógica do CIL estima que seu futuro continue sendo promissor, oferecendo-lhe um caminho pleno de sucesso e de realizações! Que cada momento de sua vida seja, para todos, esse exemplo maravilhoso de obstinação e de definição de meta, mostrando que é possível transformar sonhos em realidade!

#somoscil #idiomas #proficiência #alemão #espanhol #inglês #umavezcilsemprecil #EinmalCILimmerCIL #colegiocil #tradiçãoalemã #desde1923