A Colcha de Retalhos

Projeto de Leitura

A Colcha de Retalhos - Projeto de Leitura

Os alunos dos 2os anos do EF realizaram a leitura do título “A Colcha de Retalhos”, em que Felipe costura lembranças com sua vovó, uma ótima contadora de histórias, a qual levou os pequenos leitores a mergulharem nesse rico mundo da imaginação.

Sabemos que a leitura, além de favorecer o aprendizado, aprimora a construção da escrita e, se for realizada com prazer, desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.

Entretanto, uma nova habilidade surgiu, no decorrer desse lindo projeto: a leitura das emoções e dos valores que nos constituem.

Nossos alunos, entenderam que, assim como na obra lida, nosso modo de ser, de agir, de sentir é formado por referências de outras pessoas que passam por nós, assim como a costura de uma colcha de retalhos. Somos parte das pessoas, que também se formam e se modificam, a partir de nós.

Para engrandecer ainda mais essa experiência, mamães e avós foram convidadas a, junto das crianças, participarem, aqui no CIL, da construção de uma linda colcha de retalhos, que, em breve estará pronta e representará um todo colorido, composto de partes que se complementam.

E, assim, como cantaram nossas crianças “Cuida de mim, pois no futuro, serei aquilo que você me diz”, vamos oferecer bons “pedacinhos de nós” para as novas gerações.