Leituras de Julho

INSPIRAÇÃO PARA UMA BOA LEITURA: LER EM FAMÍLIA!

“É PRECISO QUE A LEITURA SEJA UM ATO DE AMOR”.  (Paulo Freire)

Ensino Fundamental I

Poesia na Varanda.

Autora: Sonia Junqueira

Editora Autêntica

De repente, a poesia toma conta de nós: brota, passa, entra, grita, brilha… e vai embora. PARA ONDE? Será que ela volta? Quando? E por onde vai passar?

Gratidão: valores para a vida.

Autora: Janet McDonnell

Editora: The Child’s World

A gratidão é a memória do coração… O que é gratidão? Gratidão é agradecer? Vamos aprender!

Histórias Diversas.

Autor: Monteiro Lobato

Editora Globo

Será que Emília é uma fada disfarçada de boneca? DE ONDE vêm seus poderes mágicos e o dom de criar uma língua que todo mundo entende? Como se constrói um aparelho para enxergar o invisível? Esses e muitos outros segredos você vai descobrir nas páginas desse livro. As historias de Monteiro Lobato mostram que no reino da fantasia tudo pode acontecer.

Era uma vez Esopo.

Recontado por: Katia Canton

Editora DCL

Esse livro reúne dezenove fábulas de Esopo, que em suas narrativas transmite, com humor e inteligência, as mais diversas mensagens de vida. Recontadas por Katia Canton e ilustradas por artistas plásticos contemporâneo. Livro maravilhoso!

Ensino Fundamental II

Eu sou Malala.

Autora: Malala Yousafzai

Editora Seguinte

Malala Yousafzai tinha apenas dez anos quando o Talibã tomou conta do vale do Swat, onde ela vivia com os pais e os irmãos. A partir desse dia tudo mudou… Hoje Malala é um grande exemplo, no mundo todo, do poder do protesto pacifico, e é a pessoa mais jovem a receber o premio Nobel da Paz. Nessa versão juvenil da sua autobiografia, que virou um best-seller internacional, ouvimos da própria Malala a incrível historia dessa garota que, desde muito cedo, decidiu mudar o mundo.

O Enigma da Letras Verdes.

Autora: Stella Carr

Editora Moderna

O computador da escola enlouquece, colocando em risco a vida de todos… Um cientista trabalhava em uma misteriosa formula quando morreu. Em um envelope lacrado, deixou esse segredo para ser entregue a seu filho Til. O menino, agora um rapaz, tornou-se assim o único a conhecer aquela formula secreta, que poderia dar, a quem a possuísse, um poder incalculável. tornou-se também o alvo principal de um antigo discípulo de seu pai, que queria a formula de qualquer modo…

O Diabo no Porta Malas.

Autor: Marcos Rey

Editora Global

Quem é esse diabão? É rico, um oportunista! Ilude as pessoas e depois as prejudica. Só pensa em dinheiro. Muita gente não gosta dele. Mas o que será que ele estava fazendo no porta malas? Abra o livro e descubra!

O Livro da Gratidão.

Autora: Carolina Chagas

Editora Fontanar

Gratidão é uma qualidade que todos nós possuímos – quem nunca se sentiu grato a alguém ou por alguma coisa que recebeu? Mas, na verdade, agradecer é um desafio diário. Afinal, é tão fácil se deixar levar pela enormidade de problemas e obstáculos que surgem todos os dias… Esse livro nos lembra, através de lindas frases e exercícios, de todos os motivos pelos quais podemos ser gratos e nos ensina a praticar aquilo que nascemos para fazer.

O Desafio de Escolher.

Autor: Vilmar Sidnei Demamam Berna

Editora Paulus

Vilmar Berna, que escreveu O Desafio do Mar, oferece agora aos leitores a possibilidade de refletir sobre o direito que temos de escolher o que é melhor para nossa vida. O autor defende que não temos de ser marionetes ou vitimas do destino, de nossa própria natureza humana ou das circunstâncias , por mais que elas exerçam influência sobre nós. Escolher inclui riscos, alerta o autor, e por isso é preciso aprender a escolher com cuidado, desde as mais simples decisões sobre nosso cotidiano, até decisões que nos seguirão por toda a vida, como a profissão, um relacionamento, uma amizade, a relação com o mundo, com o outro, com o meio ambiente.

O Vendedor de Histórias.

Autor: Jostein Gaarder

Editora Companhia das Letras

O livro é um voo de imaginação. Esse romance é um convite a enxergar o mundo com um olhar extraordinário e a refletir sobre o poder que a memória e a fantasia podem exercer sobre nossas vidas. Com sua conhecida habilidade no manejo das palavras, o autor combina múltiplas vertentes narrativas: há espaço para humor, lirismo, reflexão e até mesmo uma delicada trama com sabor de tragédia grega que atravessa todo o livro.

Carta de Amor aos Mortos.

Autora: Ava Dellaira

Editora Seguinte

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger…apesar de nunca entregá-las à professora. O que parecia uma simples lição de casa se transforma na maneira de Laurel lidar com seu primeiro ano em uma escola nova e com a família despedaçada depois da morte de sua irmã.  “Uma história brilhante sobre a coragem necessária para continuar vivendo depois que nosso mundo desmorona. Uma celebração comovente do amor, da amizade e da família”.