Leituras de Março

Você está em:

“Onde as necessidades do mundo e seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação”.

(Aristóteles)

Ensino Fundamental I

Memórias de um Burro

 Autora: Condessa de Ségur

 Editora Melhoramentos

Um burrico levava uma vida de trabalho pesado, carregando sua dona e toda a produção de legumes e frutas para vender no mercado. Um dia, cansado de apanhar e comer pouco, o burro fugiu e viveu uma longa vida cheia de aventuras, fazendo pequenos serviços e muitas amizades. Até que encontrou um dono gentil e decidiu contar suas memórias.

Uma conversa de muita gente

   Autor: Edson Gabriel Garcia

   Editora FTD

A coleção Conversas sobre Cidadania abre ao leitor um canal de participação na vida da comunidade, propondo reflexões sobre a realidade, sobre o que acontece, como acontece e por que acontece. Nesse volume, veja como é importante participar do diálogo com as pessoas que influenciam o destino da comunidade, ou seja, como é fundamental exercer uma cidadania ativa, viva!

O Silêncio

Autor: Ivo Minkovicius

Editora Melhoramentos

Psiu, silêncio! O que, silêncio? Será que é possível encontrá-lo, até numa cidade super barulhenta como São Paulo? Mas peraí, nós encontramos o silêncio ou nós fazemos o silêncio? Em simples e divertidos versos, encontre o silêncio nas várias situações que um morador de uma grande cidade nem imagina existir.

Ensino Fundamental II

A casa das palavras
Autora: Marina Colasanti
Editora Ática
As palavras provam sua força nas crônicas de Marina Colasanti. São cuidadosamente dispostas como esmero de quem quer extrair “o máximo do mínimo, como diz a própria escritora, que com elas constrói alicerces profundos, sem deixar de lado a leveza no acabamento mesmo se tratando de assuntos difíceis como a desigualdade social, a violência e descaso com a natureza e animais.
O Mar de Monstros
Autor: Rick Riordan
Editora Intrínseca
Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto. Assim, os heróis partem em viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam situações inusitadas, combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.
A vida no céu
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora Melhoramentos

As palavras provam sua força nas crônicas de Marina Colasanti. São cuidadosamente dispostas como esmero de quem quer extrair “o máximo do mínimo”, como diz a própria escritora, que com elas constrói alicerces profundos, sem deixar de lado a leveza no acabamento,  mesmo se tratando de assuntos difíceis como a desigualdade social, a violência,  descaso com a natureza e animais.

Cultura e Patrimônio
Autor: Gabriel Chalida
Editora FTD

O autor promove nesse livro, importantes reflexões e debates sobre problemas da sociedade. O objetivo maior é contribuir para a formação de indivíduos conscientes de seus direitos e deveres. Dessa forma, o exercício de uma cidadania, fundamentada em valores essenciais, possibilitará a todos a oportunidade de serem agentes de transformação da sociedade, tornando-a mais humana, justa e igualitária.

Ensino Médio

A conquista do Brasil (1500-1600).
Autor: Thales Guaracy
Editora Planeta

De um profundo mergulho nos documentos mais antigos e relatos de jesuítas e viajantes, emerge nesse livro, um redescobrimento do País, uma história contemporânea e realista do nosso Brasil. Um relato em linguagem clara e com ritmo de aventura, capaz de mudar a maneira como encaramos o Brasil, nosso presente e também nosso futuro.

Só Escute
Autora: Sarah Dessen
Editora Seguinte
Annabel era a típica “garota que tem tudo” – inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Agora, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie, não tem uma família feliz e não tem companhia. Até conhecer Owenh Armstrong…
A Revolução Francesa explicada à minha neta
Autor: Michel Vovelle
Editora UNESP
“A Revolução é feita de sombra, mas, acima de tudo, de luz. Ela foi de uma enorme violência, mas foi   e continua sendo, a base para uma enorme esperança. A esperança de mudar o mundo, eliminando as injustiças, em nome das  luzes da razão e não de um fanatismo cego”. Vamos refletir!