Leituras de Fevereiro

“A capacidade de aprender revela coisas que não podemos mudar e outras que, com foco, podemos.”
                                                                                                            (Leandro Karnal)

Ensino Fundamental I

A Teoria do Chapéu.
Autora: Katia Canton
Editora Carochinha
Em A teoria do chapéu, a autora afirma que grandes personalidades históricas, como EINSTEIN, CLEOPATRA e até GANDHI. tinham algo em comum: usavam um chapéu – não um chapéu qualquer, mas um chapéu mágico, que conferia habilidades especiais. Você acredita nessa teoria?
As Divertidas Pantufas de Cinderela.
Autor: Jonas Ribeiro
Editora Suinara
Antigamente, só as crianças usavam pantufas, terminantemente proibidas aos adultos. Cinderela cresceu; porém, nunca teve coragem de se desfazer de sua
grande  e fabulosa coleção de pantufas. Esse era o seu segredo. Só as usava em seu quarto, quando estava sozinha. Um dia, por descuido do acaso, o príncipe descobriu o segredo guardado a sete chaves. E aí, aconteceu algo estranhíssimo…
Matilda.
Autor: Roald Dahl
Editora Martins Fontes
Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas.
Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não  acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. A historia de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando bem engraçado.
1001 Fantasmas.
Autora: Heloisa Prieto
Editora Companhia das Letras
Tio Ademar parecia um bom sujeito. Tinha dito aos pais de Vitor que era um parente distante da família. Como ninguém desconfiou de nada, ele foi ficando, até que acabou morando com eles. Mas bastou os pais do garoto irem viajar para que o “tio” mostrasse quem realmente era e começasse a infernizar a vida de Vitor. Ao menino, restaram duas alternativas: aconselhar-se com o bom Guimarães, fantasma que vem visita-lo durante a noite, e corresponder-se com os colegas da 1001 Fantasmas, sociedade milenar que lhe ensina uma lição das mais valiosas: quando o que está em jogo é a solidariedade entre as pessoas, perigosos não são os fantasmas…

Ensino Fundamental II

Os Pequenos Verdes e Outras Histórias.
Autor: Andersen, Hans Christian
Editora Berlendis & Vertecchia
Uma coletânea de Hans Christian Andersen é sempre bem vinda. Afinal, o autor dinamarquês é considerado o pai da literatura infantil. Contos poéticos, melancólicos e nem sempre com final feliz. Além disso, o livro tem um encanto extra: as ilustrações da austríaca Lisbeth Zwerger. Leitura especial para vocês do 6º ano!
O Mar de Monstros.
Autor: Rick Riordan
Editora Intrínseca
Nessa vibrante e divertidíssima continuação da serie iniciada com O Ladrão de Raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em conforto com um mistério atordoante sobre sua família – algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
O Segredo do ídolo de Barro.
Autora Elisabeth Loilb
Editora Melhoramentos
Quando o dr. Henrique resolveu levar seus jovens sobrinhos para conhecer os fascinantes caminhos da arqueologia, as descobertas começaram já na cidade de Belém, no Mercado e na visita ao Museu Emílio Goeldi. Mas é na ilha de Marajó que eles vivem uma incrível aventura, quando Paulinho ganha de presente um misterioso ídolo de barro, tesouro de uma civilização perdida.
O Grande Combate: contos escolhidos do Mahabharata
Adaptação de Heloisa Prieto
Editora Moderna
A civilização da Índia é das mais antigas e sua riqueza de mitos e de símbolos é infinita. No meio dessa tradição milenar, encontramos o maior poema épico do mundo, que é o MAHABHARATA. O grande Bharata, ou seja, a grande Índia, ou, até mesmo, o grande ser humano. Ele foi crescendo através dos séculos, aglomerando mitos e mais mitos de várias épocas, para, no final, formar esse gigante de criatividade, de histórias fantasiosas repletas de significados. São aventuras surpreendentes, representando tanto  os grandes dilemas humanos quanto a alegria de viver e amar, nos instigam a pensar na responsabilidade pela conquista da paz e integração mundial.

Ensino Médio

Bartleby, o escrivão: uma história de Wall Street.
Autor: Melville, Herman
Editora Ubu
O narrador, um bem sucedido advogado, contrata Bartleby para trabalhar como auxiliar de escritório. Ele se monstra um prestativo funcionário ate que um dia, sem razão alguma responde a um pedido de seu chefe com um desconcertante “Prefiro Não Fazer”. Esse desacato, essa insubordinação ultrapassa a compreensão humana: é como se rompesse com a organização moral do mundo, desafiando verdades até então universais. Esse texto fundamental do autor de Moby Dick é considerado precursor do Existencialismo e foi saudado por intelectuais como Albert Camus e Jorge Luis Borges que viam na história uma discussão sobre o livre-arbítrio, o poder e a moral. Publicado anonimamente em 1853, Bartleby – o escriturário, revela o estilo bem-humorado e por vezes sombrio de Herman Melville. Uma história surpreendente pela simplicidade e aterradora pelo realismo.
Assim Falou Zaratustra.
Autor: Nietzsche, Friedrich
Editora Martin Claret

Trata-se de um romance filosófico em que Nietzsche toma o nome do sábio persa criador do Zoroastrismo para esmiuçar algumas das questões fundamentais de sua obra, tais como a auto superação e a necessidade de se libertar de qualquer força que iniba ou limite a vida e a vontade do indivíduo.

Contos e Crônicas.
Autor: Nei Lopes
Editora Objetiva
O universo do samba, as culturas africana e brasileira, as tradições populares: NEI LOPES transita por esses temas com a mesma naturalidade com que passeia por diferentes tipos de linguagem e registros sociais. O autor que usa as próprias memorias e experiências para inventar saborosas historias, resgata personagens e reescreve eventos do passado mantendo um olhar atento para o futuro. Sua escrita é, nesse sentido, extremamente moderna e atual.