Leituras de Dezembro

“NÃO PERGUNTE DE QUE O MUNDO PRECISA.
  PERGUNTE O QUE FAZ VOCÊ SE SENTIR VIVO E VÁ FAZER ISSO. PORQUE
O MUNDO PRECISA DE PESSOAS QUE SE SINTAM VIVAS”.
                                                                                                            (Howard Thurnan – Filosofo)

A Menina que Aprendeu a Voar
Autora: Ruth Rocha
Editora Salamandra
Lúcia é uma menina como qualquer outra: estuda, brinca e apronta algumas confusões de vez em quando. Na escola, ela e os amigos são obrigados a viver na lição do “não pode”. Só que um dia ela descobre que pode voar! e o melhor: logo a turma toda também aprende essa maravilha arte! Toda turma com muita alegria de viver!
O Decreto da Alegria
Autor: Rubem Alves
Editora FTD
Em um Reino não muito distante, o rei assina um decreto determinando que todos os seus súditos têm de ser alegres. Assim, as tristezas procuram outro lugar para morar. Mas será possível viver sem tristeza alguma? Uma menina, inconformada por não poder mais ter lembranças tristes e queridas, resolve ir atrás de suas mágoas. Nessa busca, ela entende que a tristeza é tão necessárias quanto a alegria.
Raposa
Autora: Margaret Wild
Editora Brinque-Book
Cão e Gralha são amigos, mas quando a raposa aparece na mata, tudo muda. Raposa é um drama exemplar sobre amizade, lealdade, risco e traição – um tema profundo para todas as idades.
Quem Matou o Saci
Autor: Alexandre de Castro Gomes
Editora Escarlate
Um toque de humor envolvem essa investigação criminal. A detetive Billy Conrado e o detetive Joaquim de Jeremias colhem pistas e não poupam esforços para solucionar o crime. Quem teria assassinado o Saci Perereira? Tido o folclore brasileiro é suspeito, quem seria o verdadeiro culpado? Mistério, Suspense e emoção!

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias
Autor: Júlio Verne
Editora DCL
Uma aposta entre elefantes cavalheiros da Inglaterra do século XIX tira Phileas Fogg da tranquilidade do cotidiano londrino. Fogg aceita o desafio de percorrer o mundo em apenas oitenta dias e ganhar vinte mil libras. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, clássico de Júlio Verne, recontado por Fernando Nuno, ganha nova versão, com ilustrações de Rogério Borges, que simulam efeitos de gravura em metal – técnica utilizada naquela época – mesclados com arte digital.
Um Coração Maior que o Mundo.
Autor: Luís Augusto Fischer
Editora Ática
Quando resolveu compor uma canção, Tom não sabia que um tal Tomás Antônio Gonzaga já havia escrito algo parecido no século XVIII. Tampouco imaginava que o professor de português seria capaz de ler a letra da sua música na frente da classe inteira! E ainda acabar pedindo um trabalho sobre o arcadismo… Mas não é só Tom que está enrascado: seu grupo conta ainda com Carlitos, Renata, Marcelo e Amanda, por quem Tom está apaixonado. Entre descobertas e desencontros, os cinco vão mergulhar na leitura de Marília de Dirceu e perceber que, apesar dos séculos de distancia, há muito em comum entre seus próprios sentimentos e aqueles expressados pelo poeta em suas famosas liras.
O Homem da Máscara de Ferro
Autor: Alexandre Dumas
Editora Scipione
A França estava sob o reinado de Luís XIV, um monarca vaidoso e autoritário. Aramis (antigo mosqueteiro) do rei Luís XIII, pretendia livrar o país da tirania do herdeiro do trono. Ajudado por seu amigo Porthos, ele planejou a substituição de Luís XIV por Filipe, seu irmão gêmeo. Entretanto, Fouquet, súdito leal ao rei, e D’Artagnan, capitão dos mosqueteiros, impediram o sucesso do plano.
O Fantasma no Espelho
Autor: John Bellairs
Editora Ática
No verão de 1951, Rose Rita fratura o tornozelo e é impedida de ir com seus amigos para a Europa. Resolve, então, acompanhar sua velha amiga, a senhora Zimmermann, numa viagem à Pensilvânia. O  que ela não esperava era chegar à Pensilvânia em 1828. E ter que enfrentar as forças do mal para poder retornar a sua própria época. Uma aventura de Amor e Amizade!

Coração, Cabeça e Estômago
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora Martin Claret
Uma das produções mais expressivas de Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago deve ser lido com os olhos voltados aos motivos da degradação do ser humano e da sociedade portuguesa da época (patriarcal, machista, preconceituosa, corrupta, adúltera e materialista por excelência). Dividida em três partes, conforme sinaliza o título, a obra possui teor satírico e personagens que são vítimas do sistema social de valorização das aparências, com seus casamentos arranjados, homens e mulheres sem pudor e a busca do dinheiro a qualquer custo.
Três Autos
Autor: Gil Vicente
Editora Ediouro
A obra teatral vicentina reflete os vícios e as virtudes humanas. Assentada na tradição medieval e engajada nos acontecimentos políticos e sociais de seu tempo, funda uma tradição que persiste até nossos dias. O Auto da Alma mostra uma estalagem/igreja que oferece repouso e refeição às almas que estão transitando para a vida eterna. O Auto da Barca do Inferno tem dois barcos ancorados: um comandado pelo diabo; e outro, pelo anjo. O Auto de Mofina Mendes representa a anunciação e o nascimento de Jesus. O autor ao compor suas peças ironicamente reflexivas, mostra o ser humano e suas limitações.
Eu Sou as Escolhas que Faço.
Autora: Elle Luna
Editora Sextante
Que escolha você tem feito? Cada um de nós tem um potencial único, mas se vamos cultivá-lo ou não depende apenas de nós mesmos. Em seu sentido mais puro, a paixão é a razão por estarmos aqui – e escolher segui-la é a jornada mais importante da nossa vida. O livro é totalmente colorido e ilustrado. A autora mostra os desafios, os obstáculos e os medos que costumam impedir nosso progresso. Mas nos ensina a encontrar soluções criativas para superar cada um deles. Qual é a atitude que você pode tomar para honrar sua vocação hoje?