Colégio Imperatriz Leopoldina: ORFF

Colégio Imperatriz Leopoldina - Oficial
CIL inform@

INSTRUMENTAL ORFF

Participam das aulas os alunos de
2° à 5° anos do Ensino Fundamental.

O Coral Adulto é aberto para toda a comunidade escolar.

Professora:
Dâmaris A. de Souza

O Instrumental Orff é uma das invenções mais interessantes no campo da pedagogia musical do século XX. Seu idealizador foi Carl Orff (1895 -1982), músico, compositor e grande pedagogo alemão. Sua obra didática está condensada no Orff - Schulwerk (1930), coletânea de peças infantis para instrumentos de plaquetas (metalofones e xilofones), pequena percussão, instrumentos solistas e vozes, organizados em cinco volumes.

Baseado nesta pedagogia e adaptando-se à atual metodologia da Educação Musical, criou-se em 01/10/98 o 1º Grupo Instrumental Orff no Colégio Imperatriz Leopoldina, que atende crianças de 2° a 5° anos do Ensino Fundamental.

Por ser um grupo representativo do colégio, que se apresenta em comemorações internas e encontros musicais em diversos locais, há uma pré-seleção para a participação no grupo.

A interdisciplinaridade, a criatividade, a escuta ativa, a improvisação e o processo de aprendizagem através do qual sentimos, produzimos, reproduzimos e depois chegamos à leitura musical, são os objetivos principais do trabalho em grupo.

O repertório consiste em peças do Orff - Schulwerk, canções folclóricas brasileiras e internacionais, temas do universo infantil (desenhos, filmes e seriados de TV), música popular brasileira (Saltimbancos) e o universo da música erudita.

As aulas são ministradas duas vezes por semana, com uma hora de duração.