Cil

Colégio Imperatriz Leopoldina: Treinamento Esportivo 2016

28 maio, 2017 22:55


Acesso

 

Menu do Conteúdo

Facebook Colégio Imperatriz Leopoldina

Colégio Imperatriz Leopoldina - Oficial
facebook
CIL inform@

 

 

ESPORTE: contribui para uma ampla formação do aluno, desenvolvendo disciplina, colaboração, sociabilização e compromisso.

 

ESPORTE PARA TODOS: o objetivo é democratizar o acesso ao esporte na escola, incentivando a prática esportiva e enfatizando os seguintes benefícios:

 

Físicos: desenvolvimento das capacidades motoras, combate à obesidade e auxílio no crescimento.

Sociais e psicológicos: interação entre alunos, trabalho em equipe, disciplina e concentração.

 

A proposta tem como premissa a inclusão e a participação de todos, independentemente de potenciais e limitações individuais.

 

 

 

 

MODALIDADES OFERECIDAS:

 

Futsal

Ginástica Geral

Handebol

Voleibol

Basquetebol

Ballet

Judô

GINÁSTICA GERAL (ACROBÁTICA, ARTÍSTICA E RÍTMICA): 

São atividades que desenvolvem as capacidades físicas e promovem o conhecimento de potencial e limites do próprio corpo, aprimorando a coordenação motora, por meio da manipulação de aparelhos.

 

Além disso, trabalham-se características importantes, como expressão corporal e ritmo, por meio de atividades com música; autoestima, na resolução de desafios e problemas motores; cooperação e ajuda mútua, na apresentação de sequência coreográfica interativa.

 

 

BALLET: envolve a harmonia dos movimentos,

expressividade, conhecimento, consciência corporal, concentração, flexibilidade e responsabilidade, introdução adaptada de técnicas e aprendizados específicos.

 

A modalidade engloba três elementos que estão 

inter-relacionados: técnica, musicalidade e atuação.

 

JUDÔ: tem sua atenção voltada ao trabalho educacional. Tradicionalmente, a atividade melhora o indivíduo em sua totalidade. Além de trabalhar as capacidades físicas (força, velocidade, resistência, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e agilidade) e as habilidades motoras, fortalece aspectos cognitivos, aumentando a atenção, a concentração, a reflexão, a capacidade de tomada de decisão e a criatividade.

ESPORTE COMPETITIVO: a proposta visa ao preparo das equipes  /modalidades na participação de um treinamento adequado e específico (ensinar o esporte, de maneira que todos aprendam a jogá-lo com competências técnica e tática), a fim de representarem o Colégio em campeonatos e torneios externos.


 

As equipes competitivas do colégio, nas diversas modalidades, serão compostas por alunos aprovados nas seletivas realizadas no início do ano.

 

Sendo assim, a convocação obedecerá ao critério a ser estabelecido pelo professor-técnico, de acordo com os princípios que norteiam a atuação do Departamento de Educação Física do Colégio.

 

 

 

 

INICIAÇÃO ESPORTIVA: permite ao aluno vivenciar diversas modalidades, tendo como objetivo principal o despertar para uma atividade específica. Nesta aula, ele terá a oportunidade de conhecer atividades, como basquetebol, futsal, handebol, voleibol, entre outras, sempre de forma prazerosa.

 

 

A dinâmica da aula proporciona momentos de descontração e sociabilização, desenvolve as capacidades físicas e aprimora as habilidades motoras, promovendo melhoria na autoestima

 

 

 

 

MODALIDADES COMPETITIVAS:

 

Futsal (sub-10, sub-12, sub-13, sub- 15)

Handebol Feminino e Masculino

Basquetebol Feminino e Masculino

Ginástica Geral  

EQUIPES DE PROFESSORES:

 

Liliam Favareto de Melo: professora de Iniciação

Esportiva e Voleibol.

Fernando Romano: professor de Iniciação Esportiva, 

Futsal e Handebol.

Barbara Hellen: professora de Ginástica Artística,

Rítmica e Ballet.

Roberto Benício: Professor de Judô.

Cyro Edgard Bonatti Junior: professor de Futsal, 

Handebol e Basquetebol. 

A Educação Física deve assumir a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, em benefício da qualidade de vida. Desta forma,

prepara - o para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida.

 

A prática da disciplina e as atividades extracurriculares trazem inúmeras vantagens a nossos alunos, como a melhora da saúde, os ganhos nas relações sociais e os desafios motores, fisiológicos e emocionais inerentes às competições e aos jogos.

 

Assim, a atividade física oferece aos educandos a vivência concreta de sensações, como irritação, 

prazer, cansaço e, eventualmente, dores, junto à mobilização intensa de emoções e sentimentos de satisfação, medo, alegria e tristeza, configurando um desafio à racionalidade humana.

 

 

 

 

Educação Infantil: as atividades têm o objetivo de desenvolver as habilidades motoras básicas, através de atividades lúdicas, recreativas e jogos.

 

Ensino Fundamental (2º ao 5º ano): as atividades têm o objetivo de desenvolver os padrões fundamentais do movimento, bem como suas combinações, por meio de atividades lúdicas, recreativas, competitivas e formativas, além do início de forma pré-desportiva de algumas modalidades.

 

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano): as atividades têm o objetivo de desenvolver as habilidades de movimentos gerais e específicos, buscando o aprimoramento de modalidades coletivas, o condicionamento físico e a valorização do respeito ao limite pessoal e coletivo.

 

Ensino Médio: as atividades têm o objetivo de promover a saúde e a melhoria da capacidade física dos alunos. São oferecidas várias opções de atividades físicas, além de informações sobre benefícios e qualidade de vida.

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES:

Professor Cyro Edgard Bonatti Junior.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA:

 

Marluci: professora de Educação Física da Educação Infantil.

Liliam Favareto de Melo: professora de Educação Física dos Ensinos Fundamental l, ll e Médio.

Fernando Romano: professor de Educação Física do Ensino Fundamental l e ll.

Alice Kanashiro: professora de Educação Física do Ensino Fundamental ll.

Cyro Edgard Bonatti Junior: professor de Educação Física dos Ensinos Fundamental ll e Médio.