Cil

Colégio Imperatriz Leopoldina: Início do ano letivo: mudanças na rotina familiar

16 January, 2018 23:06


Access

Início do ano letivo: mudanças na rotina familiar

 

O início do ano letivo traz novidades e mudanças na rotina familiar. As crianças e os jovens, já acostumados com o aconchego das férias, têm de adaptar-se a um novo ritmo: acordar mais cedo, arrumar a mochila, concentrar-se nas aulas, fazer tarefas e, claro, ir dormir antes para conseguirem dar conta de estarem bem dispostos, no outro dia.  Os pais, quase sempre preocupados em cuidar da vida familiar e profissional, precisam se organizar para atenderem às necessidades dos filhos, neste momento, sem deixarem de lado as outras obrigações.

 

Sendo assim, vale recordar coisas simples, mas que podem ajudar na organização da família e na rotina do aprendiz.

 

As crianças, mesmo sendo pequenas, podem aprender que é bom ter disciplina e horários para realizarem suas atividades. Sendo assim, ter um horário determinado para acordar e para ir dormir ajuda a criança a lidar com o tempo e a estruturar-se nele. Por isso, é importante que os pais estabeleçam estes horários, sendo firmes e colocando limites. Além disso, elas precisam de um  tempo determinado, em casa, para o estudo, para fazer as lições e rever e fixar conteúdos que foram aprendidos na escola.

 

A organização da mochila também é importante. O estudante deve aprender a separar o material que vai precisar, na escola, verificando o horário de aulas daquele dia. Frequentar a aula  sem o material necessário prejudica o aluno, que aprende menos e pode distrair-se facilmente. Lembrando ainda que o uso do uniforme contribui para sua segurança, podendo ser identificado com facilidade.

 

É fundamental também entender que o ser humano sente-se acolhido e valorizado quando alguém olha para ele com afeto e estabelece a comunicação. Assim, os pais podem reservar um espaço para conversarem com seu filho. Interessar-se pela vida dele na escola, pela lição de casa e ajudá-lo a organizar o tempo, o material, o uniforme ou o lanche são maneiras de manifestar carinho e apreço.

 

Para tanto, pais e filhos devem unir-se neste momento de recomeço. Que os pais/responsáveis possam auxiliar, acompanhar e encorajar os estudantes.  Se eles começarem bem, sentir-se-ão apoiados e com forças para seguirem seu caminho!

 

Em parceria com vocês, a escola buscará propiciar um ambiente adequado e acolhedor para que o desenvolvimento integral aconteça.

 

Cristina Corsini Lucas